logo

Educação abre oficinas do programa de Leitura Petrobras

26/08/2005 10:48:19 - Jornalista: Cesar Dussac

A Secretaria Municipal de Educação, através da Casa da Educação, encerrou esta semana, no auditório da FUNEMAC, as oficinas do Programa de Leitura Petrobras Bacia de Campos, com o tema geral Cidadania e os sub-temas Trabalho, Família, Meio-Ambiente e Identidade, apresentados pela professora Cristiane Rothier para 120 professores da educação básica de Macaé e de diversos municípios da região. Na terça-feira (23) e na última quarta-feira (24), a platéia participou da Oficina de Cena conduzida pelo professor Richard Riguetti, especializado em teatro.

Cristiane Rothier afirmou que propôs como questão de arte a Identidade, trabalhando a forma como linguagem. Cada aluno construiu sua linha do tempo (cordas de barbante) pendurando fotos de momentos marcantes de sua vida. “Através da forma, cada um refletiu sobre sua identidade, descobrindo pontos em comum, as escolhas, os critérios”, observou. Cristiane falou sobre a importância do material na produção de arte, atualmente.

- Hoje, o material não importa mais. As idéias é que são valorizadas. A arte considera o que fica gravado na mente. O transitório, o efêmero, é que fica na memória, acentuou.

Segundo o professor Richard, o sucesso de qualquer peça teatral depende dos tópicos considerados os mais importantes: treinamento, ensaio e apresentação. Richard ressaltou que o treinamento não pode ser dispensado, porque é a fase em que são definidos caminhos quanto aos personagens e outros aspectos da peça, e no ensaio são checados todos os tópicos, podendo-se fazer correções, cortes, acréscimos, ajustes. O professor acrescentou que a apresentação, em síntese, vai depender da eficácia do treinamento e do ensaio.

O auditório da Fundação transformou-se num picadeiro. Encarnando um palhaço moderno, vestido a caráter, pôde demonstrar na prática como funcionam esses tópicos. No treinamento, mostrou como trabalhar tecnicamente a voz, como fazer a preparação corporal e controlar a respiração. No ensaio, ressaltou as quatro relações fundamentais para a realização de um espetáculo: do ator consigo mesmo, do ator com outro ator, do ator com os objetos – universo da cena – e, finalmente, a relação com o público.

A secretária de Educação Milmar Pinheiro falou do Programa. “A Petrobras é uma grande parceira que a Educação tem. Sou orientadora educacional há muitos anos e considero o Programa uma das mais importantes contribuições à cidadania, um trabalho que mostra o grande compromisso que a empresa tem com a responsabilidade social”, ressaltou.