logo

Educação abre vagas em 14 cursos gratuitos

19/04/2010 16:49:14 - Jornalista: Andréa Lisboa

A partir desta segunda-feira (19), as mais de mil vagas em cursos gratuitos de diversas áreas oferecidas pela Secretaria de Educação a servidores municipais estarão abertas à comunidade. Para se inscrever, basta ser maior de 18 anos. As aulas, que acontecem na Cidade Universitária, tiveram início na quinta-feira (15), com os cursos de Informática Básica e Intermediária, com turmas de 20 alunos cada um. Ano passado, a Educação qualificou 3.612 funcionários e tem como meta em 2010 superar esse número.

Além das vagas abertas de imediato, a Secretaria de Educação está fazendo um cadastro de reserva para inscrições nos demais cursos, grupos de estudos, seminários de produção e palestras. São ao todo
14 cursos, além de outras atividades. “O conhecimento acadêmico deve retornar à comunidade, que é a mantenedora das faculdades públicas, para que esse conhecimento não seja um benefício apenas para poucos, mas que venha favorecer toda a sociedade”, ressaltou a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.

Na sexta-feira (16), foi iniciado o curso "Para Além do Brincar", que será ministrado nas manhãs das sextas-feiras, 9, 16 e 30 de abril, 7, 14, 21 e 28 de maio, 11, 18 e 25 de junho e 2 de julho. O curso, com 30 servidores municipais da Educação matriculados, ainda dispõe de dez vagas reservadas para a comunidade em geral.

O curso "Sexualidade Infantil e a Escola", previsto para ter início na quinta-feira (15), foi substituído por um seminário com o mesmo título a ser realizado dia 30 de junho, das 17h30 às 20h, no terceiro andar do prédio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), na Cidade Universitária.

Os interessados, maiores de 18 anos, podem, também de imediato, efetuar matrícula nos cursos: "Atualização da língua portuguesa com abordagem sobre o novo acordo ortográfico", com duração de 20h, às terças-feiras, das 9h às 12h, de 11 de maio a 15 de junho, ou para a palestra "Sou peça fundamental nesta engrenagem chamada escola", voltada para profissionais de apoio ao serviço escolar, que acontecerá em 29 de junho, das 14 h às 17h.

As ementas dos cursos oferecidos estão disponíveis no site www.funemac.edu.br. São eles: Idéias, textos e discursos - a saúde e a arte da boa comunicação (50); O Uso da Língua Portuguesa no Cotidiano da Saúde - Avançado (50); Formação de Monitores de Parque (50); Auxiliar Administrativo - Jovens do Programa Nova Vida (60); Atualização em Medidas Socioeducativas - Degase (50); Atualização em Enfrentamento da Violência e Defesa dos Direitos na Escola - Fiocruz (35); Adolescentes: Um olhar multidisciplinar (30); Atualização em Língua Portuguesa para Educadores (50); Educação de Jovens e Adultos e o Mundo do Trabalho (50) e A Educação do Campo frente às mudanças atuais (50).

Também estão sendo feitas reservas para os grupos de estudos "Cuidados na primeira infância: físico e emocional", "Linguagem" e "Economia Popular e Solidária: Intersetorialidade das Políticas Públicas", com 20 vagas em cada um; para a mesa redonda "Universidade e Escola Básica: pesquisa currículo e formação" e para a palestra "Bulling: Não é brincadeira". Esses oferecendo 200 vagas cada um.

As inscrições são efetuadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14 às 18h, na Secretaria de Pós-Graduação e Extensão, localizada no 3° andar do prédio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), na Cidade Universitária, rua Aluízio da Silva Gomes, n° 50, Granja dos Cavaleiros. O telefone para mais informações é 2796-2529 e o e-mail, seciapp@funemac.edu.br.

Informática

Na quinta-feira (15), começaram os cursos de informática. O Informática Básica, com duração de 40h, será ministrado às quintas-feiras, até 23 de julho, das 14 h às 17h, e o Informática Intermediária, também com duração de 40h e às quintas-feiras, das 9h às 12h.

O curso contempla servidores de diversos setores da Prefeitura e tem como objetivo, além de viabilizar o avanço curricular e profissional do funcionário, melhorar a qualidade do serviço público, beneficiando toda a população.

O curso de Informática Básica está sendo promovido pela Educação pelo segundo ano consecutivo devido à grande demanda para aprendizagem dos conceitos básicos do Word; Windows e Internet. O de Informática Intermediária abrangerá dois módulos: Excel 2003 e Power Point, ministrados pelo técnico em informática, Carlos Eduardo Fernandes.

A assistente administrativa, Rutilea dos Santos Coelho, 45 anos, é aluna do curso de Informática Intermediária. Ela que trabalha com planilhas no setor de Planejamento da Secretaria de Obras considera que o curso irá contribuir para a melhoria de seu desempenho profissional. “Já pude esclarecer muitas dúvidas sobre o uso das planilhas nesta primeira aula”, disse.

Carlos Eduardo, que considerou o nível da turma avançado, explicou que além de cumprir o plano de curso, procura tirar as dúvidas surgidas na prática profissional de seus alunos, a maioria, servidores municipais. “Pretendemos dar continuidade ao programa do curso no próximo ano”, disse o professor