Profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveram uma ação na Escola Municipal Nelza Maria de Almeida, localizada no bairro Lagomar, com o objetivo de informar e sanar dúvidas dos pais e responsáveis pelos alunos, principalmente da educação infantil, sobre infrequência e Bolsa Família. A atividade foi realizada no início da tarde desta terça-feira (18).
"Fazemos essas ações nas escolas para articular junto aos responsáveis a importância da frequência escolar. Nossa meta é não deixar nenhuma criança fora da escola", disse a coordenadora do Programa Bolsa Família do setor da Superintendência de Educação Inclusiva e Social da Secretaria de Educação, Elaine de Oliveira Soares. Ela explicou, ainda, que a inclusão no Programa Bolsa Família está condicionada também à frequência escolar a partir dos quatro anos.
A primeira ação conjunta entre a Semed, através da Coordenação de Educação Social, os Conselhos Tutelares e o Ministério Público para o enfrentamento da infrequência e da evasão escolar deste ano foi realizada no dia oito de maio, na Cidade Universitária. Na ocasião houve um mutirão para atendimento às famílias presentes, que envolveu diversas equipes da Semed e do Conselho Tutelar.
O objetivo da iniciativa foi identificar as causas da infrequência. Entre as mais comuns estão: problemas de saúde do aluno ou de familiar; aluno vítima de negligência ou de violências; aluno praticante do ato infracional e ainda falta de documentação para a matrícula.