logo

Educação aceita remanejamento de alunos até sexta-feira

05/04/2011 09:19:11 - Jornalista: Andréa Lisboa

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) aceitará o remanejamento de vagas de estudantes da educação infantil e do ensino fundamental entre escolas da rede até 17h desta sexta-feira (8). O atendimento é feito, das 9h às 17h, na sala da Supervisão de Ensino, no segundo andar da sede da secretaria, localizada na rua Antero Perlingeiro, 402, no Centro. O responsável deve apresentar a declaração de frequência do estudante, que precisa ser requerida na unidade em que ele está matriculado.

O remanejamento, que acontece desde novembro, será interrompido para que não haja prejuízo na aprendizagem do estudante. A mudança de escola durante o período letivo, segundo especialistas da Educação, pode desfavorecer o processo ensino-aprendizagem. A interrupção vem atender a essa necessidade pedagógica. Em julho, o período para remanejamento será reaberto.

A Semed, nesse primeiro período, realizou mais de sete mil remanejamentos, além de encaminhamento, necessários quando o aluno concluiu um segmento em uma escola que não oferece o próximo para que se dê a continuidade de sua formação, sendo então encaminhado para outra unidade. Para encaminhamento, os pais tiveram a oportunidade de escolher entre duas escolas.

Também podem ser feitas, até o final do ano letivo, na Ouvidoria da Semed, no andar térreo de sua sede, a pré-matrícula para as idades obrigatórias de escolaridade, de quatro anos a dezessete. O secretário de Educação, Guto Garcia, garante vagas a todas as crianças e adolescentes nessa faixa etária.

- Todos em idade escolar obrigatória estarão incluídos na rede municipal. Também ampliamos, neste ano, a oferta de vagas na educação infantil para crianças de dois e três anos, ressalta.

Para a pré-matrícula em escolas de educação infantil basta a apresentação de certidão de nascimento. Para o Ensino Fundamental, além do documento de identidade, é necessário o protocolo que informa a série do estudante.