Educação apresenta calendário escolar 2007 aos diretores da rede

17/01/2007 08:43:00 - Jornalista: Cesar Dussac

A secretária de Educação de Macaé, Milmar Pinheiro, reuniu os diretores das escolas da rede municipal na tarde desta terça-feira (16), no auditório da Secretaria, para apresentar o calendário escolar deste ano letivo e comunicar a realização dos encontros de gestores e de professores da rede municipal.

O calendário teve aprovação unânime dos diretores. Milmar explicou que foram estudados todos os aspectos que possibilitem o término das aulas em 14 de dezembro, cumprindo-se os 200 dias de aulas exigidos por lei, a contar do início marcado para o dia seis de fevereiro.

“Devemos lembrar que assim como tivemos uma Copa do Mundo em 2006, teremos o Panamericano em 2007. Vamos ter alguns sábados letivos, devido à culminância de projetos, além dos feriados programados para este ano”, advertiu. Com relação à carência de professores, a secretária ressaltou que só poderão tomar posse, depois da aprovação da relação pela Câmara Municipal.

Milmar comunicou que as escolas receberão o Projeto Bandas Escolares para 2007. “As bandas pertencem às escolas e, como tal, têm que ser integradas por alunos das escolas, com a possibilidade da participação de membros das comunidades. Os diretores deverão enviar à secretaria de Educação a programação das bandas, com os nomes dos alunos participantes. Os ensaios e apresentações são considerados atividade extra-curricular”, acentuou.

Milmar informou que a mochila com o kit material escolar se encontra em processo de tomada de preços, bem como os uniformes. Após receber as camisas, as escolas vão providenciar a inscrição dos nomes, e a secretaria vai pagar os empenhos de prestação do serviço.

A supervisora das atividades das bandas escolares, Andréa Simões, componente da equipe de integração da secretaria, comunicou que estão abertas, para músicos, as inscrições para os cursos de maestro, coreógrafo e técnico, com aulas marcadas para 25, 26 e 27 deste mês.

O Primeiro Encontro de Gestores das Escolas Municipais está programado para o próximo dia dois, de 8h30m às 12h30m, no Centro de Convenções, com a palestra intitulada “Administradores ou Gestores Escolares: competência de administrar ou liderar?”, a cargo do assessor de instituições de ensino básico ao superior, de sistemas de ensino e redes públicas de educação, Marco Antonio Ferraz.

O Segundo Encontro de Professores da Rede Municipal será na mesma data e local com a palestra “Nova escola, Novo aluno, Novo Professor e muitos desafios”, às 15h, proferida pelo consultor e professor da Universidade Sebrae de Negócios na área da Educação e Redes Colaborativas e consultor da Microsoft Educação Brasil para Informática na Educação, Max Gunther Haetinger.

No dia cinco de fevereiro, também no Centro de Convenções, auditório A, (8h às 10h), com repetição de 16h às 18h no mesmo local.os professores do Ensino Fundamental e Médio, assistirão à palestra “Educação Inclusiva como remoção de bareiras para a aprendizagem”, com a pesquisadora visitante na Uerj, Rosita Edler Carvalho. De 10h30 às 12h, o consultor pedagógico Celso Vasconcelos profere a palestra “O que é necessário para que o aluno aprenda? Resgatando a alfabetização docente”, que será repetida das 14h às 15h30 no auditório A. Os professores da mesma categoria de ensino terão à disposição, no auditório B, a palestra “O desafio de promover a aprendizagem significativa em sala de aula”, (8h às 12h), proferida pelo pró-reitor Acadêmico do Unibeu/RJ, Júlio César Furtado.

Para os profissionais da Educação Infantil, o local escolhido é o Teatro Municipal de Macaé. De 8h às 10h, será proferida a palestra “A Educação Infantil: uma referência para (re) pensar toda a escola, até ó ensino médio”?, proferida pelo consultor pedagógico Luiz Carlos Rischbieter, com reprise das 14h às 16h. “A arte de contar histórias” será proferida de 10h às 12 h, pelo escritor, formado em língua e literatura portuguesa pela PUC-SP, Jonas Ribeiro Gonçalves da Silva.