A Secretaria de Educação apresentou na tarde de terça-feira (21) em seu auditório as diretrizes e os objetivos para a gestão 2005, durante a posse dos novos conselheiros, nomeados pelo Decreto número 113/2005. Compareceram à reunião 17 deles. Foram escolhidos os dois representantes do Conselho no Fórum Permanente da Agenda 21-Macaé.
A apresentação foi feita pela secretária Milmar Pinheiro. “Vemos a universalização do ensino fundamental como uma diretriz muito importante. Com esse objetivo, trabalhamos para garantir o acesso e a permanência de todas as crianças na escola. Igualmente importante é atender à demanda de educação infantil com qualidade. Outra ação de grande importância é direcionar as ações da Secretaria para o eixo central da educação escolar, que é a formação do aluno, através da relação ensino/aprendizagem”, afirmou a secretária.
Milmar Pinheiro apresentou 24 objetivos a serem alcançados este ano. Dentre eles, encontra-se a racionalização dos recursos para atender, com mais adequação, às necessidades dos alunos nas escolas. Milmar afirma que o ensino de qualidade será atingido a partir do funcionamento das escolas em prédios adequados à cada fase do aprendizado, o que requer a construção de novos espaços físicos, a começar pelas creches. “Este ano já conseguimos transferir alunos de cinco escolas, algumas que funcionavam em igrejas. É um trabalho difícil, porque temos que colocá-los em escolas próximas à suas residências”, ressaltou.
O acesso e a permanência de portadores de necessidades especiais também foi ressaltado pela secretária Milmar. “Temos de adaptar a maioria das escolas para esses alunos. A escola Lions é um modelo a ser seguido. Não tem escada. O acesso às salas é feito através de rampas”, observou.
Milmar destacou outros objetivos. “Informatizar as escolas, oferecendo aos alunos e aos profissionais da educação o acesso às novas tecnologias da comunicação e informação, instalar uma escola de qualificação para o trabalho em cada setor administrativo, colaborar com o Estado na oferta do ensino médio, criar uma política de alfabetização para a rede municipal de ensino, desenvolver a educação ambiental conforme a Lei 9795/99 e buscar parcerias com empresas públicas e privadas para apoio a Projetos/Programas desenvolvidos pela Secretaria.