logo

Educação capacita professores para estimularem o gosto pela leitura

22/03/2013 17:41:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

As inscrições para o curso de contadores de história para professores da rede municipal de Educação serão abertas nesta segunda-feira (25). O curso gratuito, que integra o Programa Municipal de Formação Continuada da Educação, tem o objetivo de capacitar educadores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental para que provoquem nos alunos o gosto pela leitura através de momentos criativos e lúdicos.

O curso, que será divulgado nas 105 unidades de ensino municipais, acontecerá uma vez por semana, às quartas-feiras, com início no dia 17 de abril e término em 11 de setembro. Essa capacitação tem carga horária de 72 horas. Trinta vagas vão ser abertas: 25 para professores, duas para professores orientadores ou orientadores pedagógicos e três para estudantes do curso de Formação de Professores do Colégio Municipal Luiz Reid.

O curso será ministrado pela equipe de Contadores de História da Educação, o Historiarte, projeto que já completou 17 anos. As inscrições serão feitas na sala 220 da sede da Secretaria de Educação, Rua Antero Perlingeiro, 402, no Centro.

Além desta capacitação, a Educação começou nesta quinta-feira (23), nos turnos da manhã e da tarde, a formação continuada dos professores de Ensino Fundamental que atuam nas salas de leitura das escolas da rede, também com a participação do Historiarte. A formação dos professores que atuam em salas de leitura junto à Educação Infantil começou no último dia 15. Ao todo, serão vinte reuniões às sextas-feiras, até dia 6 de dezembro.

Também já acontece, desde o dia 5 de março, as contações de história nas escolas da rede. Os contadores do grupo Historiarte passarão por vinte escolas até o final deste mês de março. A programação continuará durante todo ano letivo sempre às terças, quartas e quintas-feiras, voltada para estudantes da Educação Infantil dos primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental. A partir deste ano letivo, o Programa Nacional do Livro Didático e os Programas Municipais Sala de Leitura e Contadores de História passaram a ter suas ações integradas.