logo

Educação capacita profissionais através de curso do Fundeb

16/08/2010 14:50:45 - Jornalista: Cliton Davisson

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), capacitará 90 profissionais entre professores, gestores e conselheiros municipais no programa FormAção pela Escola utilizando metodologia de ensino a distância. Serão dois módulos de estudo, competências básicas (políticas públicas) e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O curso começa com duas aulas presenciais (com a presença do cursista), que acontecem respectivamente nos 20 e 24 de agosto, na sede da Secretaria de Educação, com duração de oito horas e mais 32 horas de estudos à distância.
Segundo a coordenadora do programa, Roze Tomaz, o curso é fundamental para garantir a verificação da utilização dos recursos públicos destinados à educação do município e o funcionamento dos programas do FNDE. “Os interessados em se inscrever podem comparecer na Secretaria de Educação, pois estamos fazendo uma pré-seleção para os cursos futuros”, explica Roze.

Através do programa FormAção pela Escola profissionais da Educação serão capacitados sobre o Fundeb. O curso tem por objetivo disponibilizar informações sobre o histórico da política de financiamento da educação pública no Brasil, a concepção do Fundeb, seus principais objetivos, sua forma de execução, detalhando inclusive sua operacionalização e a prestação de contas. Pretende ainda sensibilizar para a importância do Conselho de Acompanhamento e controle social (CACS) e para a execução eficiente dessa política pública.

Além de Roze Tomaz, o curso também tem como tutora a professora Ieda Moraes que ministrará a aula sobre o Fundeb.
Roze informa que o programa FormAção pela Escola possibilita ainda a formação continuada a distância, para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o acompanhamento e a avaliação dos programas e ações desenvolvidos no âmbito FNDE.

- Neste sentido o programa busca fortalecer a gestão democrática da escola pública, estimulando processos cooperativos de decisão e operacionalização, contribuir com os agentes e parceiros executores desses programas na elaboração de propostas diversificadas de atuação e uso mais adequado dos recursos segundo peculiaridades regionais, informa, citando como exemplo a questão da merenda escolar que pode vir a utilizar produtos mais comuns na região.