A secretaria de Educação de Macaé bateu um recorde no município, ao contabilizar 561 móveis recuperados em um ano – de junho de 2005 a junho deste ano, no setor de mobiliário criado na atual administração. Segundo a secretária Milmar Pinheiro, o setor foi criado para atender à Educação na recuperação do mobiliário essencial ao dia a dia das escolas, algumas delas com um número elevado de carteiras e cadeiras fora de uso.
- O mobiliário chega no setor e passa por uma seleção. Os que têm possibilidade de recuperação são separados e os consertos são feitos, segundo a urgência da escola, dando-se preferência ao material de uso do aluno em sala de aula. Além de escolas, o setor já atendeu outras entidades do município, mas foi criado para atender somente às necessidades da Educação, declarou a secretária.
A Educação deverá ampliar o setor de mobiliário. “Está nos planos da secretaria a aquisição de máquinas e equipamentos de marcenaria e serralheria para agilizar os serviços. A recuperação e confecção de móveis escolares significa grande economia para as finanças do município, como se constata neste primeiro ano de atividades do setor. As máquinas vão agilizar o atendimento às escolas. Já encaminhamos o projeto ao prefeito Riverton Mussi”, acentuou Milmar.
O mobiliário reformado pelo setor – de junho de 2005 a junho de 2006 – foi relacionado pelo responsável Eson Luiz Cyriaco, conforme discriminação:
Carteiras universitárias de madeira:
As entidades beneficiadas foram: Fundação de Ação Social (FAS) – 25; Colégio Municipal Pedro Adami – 03; Centro de Referência ao Diabético – 20; Secretaria de obras – 24; Total: 72.
Carteiras de alunos (c/ apoio lateral para cadernos):
Beneficiado: Colégio Municipal Pedro Adami - Total: 40
Cadeiras de alunos (c/ acento de acrílico ou fibra de vidro – utilização em salas e auditórios)
Colégio Municipal Pedro Adami – 18; Amil Tanos – 15; Ciep 371 Municipalizado da Barra de Macaé – 15; Escola Municipal Dolores G Rodrigues – 14; Escola Parque Municipal Maria Angélica R Benjamim – 15; Colégio Municipal José Calil Filho – cadeiras de alunos do ensino fundamental - 20; Total – 97.
Conjuntos do ensino fundamental reformados (armação metálica e tampo de fibra de vidro, duas peças: cadeira e mesa sem gaveta):
Escola Maria Isabel Damasceno Simão – 100; Colégio Municipal Eraldo Mussi – 64; Escola Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel – 38; Colégio Municipal Pedro Adami – 40; Total – 242.
Cadeiras de ferro alcochoadas desmontáveis, removíveis
Beneficiado: Secretaria Municipal de Educação – 10
Cadeiras com estofado vinho reformada:
Beneficiado: Secretaria Municipal de Educação (13)
Quadros negros:
Beneficiados: Colégio Municipal do Sana (01); Colégio Municipal Pedro Adami (01); Escola Municipal de Pescadores (02); Colégio Municipal Neusa Goulart Brizola (01); Total: 05
Estante de aço:
Beneficiado: Padaria do Copa (01).
Controle de estoque reformado:
Mesas de alunos em fórmica (30); Cadeiras de alunos em fórmica (30); Cadeiras de alunos de madeira (15); Conjuntos de pré-escolares (05); Mesa de secretaria de madeira (01); Total – 81.