logo

Educação define data dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais

09/08/2012 11:54:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Os Jogos Estudantis das Escolas Municipais (Jeem) já têm uma data definida para ocorrer. Com a expectativa de reunir aproximadamente 400 alunos nas competições de atletismo que acontecerão no Forte Marechal Hermes, o Jeem está programado para acontecer na próxima quarta-feira (15), das 8h às 17h. A competição anual promovida pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, visa contribuir com a ampliação da prática do esporte na rede municipal de ensino, desenvolver conceitos morais e sociais do aluno, além de incentivar a descoberta de novos talentos.

As inscrições foram abertas, na quarta-feira (8), e se estendem até segunda-feira (13). Para participar, as escolas interessadas devem enviar as fichas de inscrição para e-mail da Coordenação de Educação Física, pelos endereços eletrônicos ricardocortez@macae.rj.gov.br ou walqpsemed@yahoo.com.br.

Entre as modalidades do atletismo que serão disputadas durante o Jeem estão às provas de 100m rasos, 400m rasos, 1000m rasos, revezamento 4x100m, salto à distância, salto em altura, arremesso de peso e de dardo. Cada aluno pode participar de duas provas individuais e uma coletiva. Serão premiados os três primeiros colocados em cada prova.

Neste ano, os atletas serão divididos em dois grupos. Para se encaixarem na Categoria A, os alunos precisam ter nascido nos anos de 2000, 1999 e 1998. Já para se enquadrar na Categoria B, os estudantes precisam ter nascido nos anos de 1997, 1996 e 1995. No caso desta categoria, a competição será classificatória para os Jogos Estudantis das Escolas Públicas (Jeep-Rio), caso eles obtenham resultados significativos na classificação final das provas do Jeem. A competição estadual está prevista para acontecer em setembro, no complexo do Maracanã, no Rio de Janeiro.

- O Jeem é um projeto desenvolvido desde 2009. Trata-se de um evento que não é somente físico, pois trabalha também toda a parte pedagógica e de formação de conceitos, como disciplina e espírito de grupo e cooperação, por meio do desporto. A educação deve transpor os muros da escola, pois as atividades extracurriculares também são importantes e complementam a grade de ensino regular, diz a subsecretária de Educação, Saúde, Cultura e Esporte, Cláudia Márcia Alves.

O evento conta com uma equipe de trabalho, formada por profissionais e estagiários da Secretaria de Educação e com uma estrutura, ambulância, além do apoio do Forte Marechal Hermes e da Fundação Municipal de Esporte e Turismo de Macaé (Fesportur). Mas, além de toda estrutura, o coordenador de Educação Física, Ricardo Cortez, afirma que esta é uma ação que busca resultados que vão além do esportivo.

- Esperamos resultados ainda melhores que os obtidos no ano passado, mas este é um evento para socialização e confraternização entre as escolas, valorizando o espírito competitivo e a disciplina. Afinal, todo jogo tem uma regra onde as crianças e jovens começam observar os seus limites, com intuito da formação integral do cidadão, finaliza Ricardo.