Está tudo pronto para o 11° mutirão Minha Escola Querida, que acontece neste sábado (26) e domingo (27), na Escola Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora da Conceição, no Parque Aeroporto, a partir das 8h. A principal novidade do primeiro mutirão do ano é a emissão de carteiras de identidade para pessoas acima de 12 anos por parte do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, todas as parcerias conquistadas pelo programa são de grande importância. "A adesão do Detran no mutirão é uma prova da aceitação que os mutirões têm conquistado tanto na sociedade quanto nas empresas públicas e privadas. Essas parcerias são fundamentais para o sucesso do programa".
De acordo com a coordenadora do “Minha Escola Querida”, Sônia Terezinha Gonçalves, os interessados em obter a carteira de identidade devem levar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento original e cópia, foto 3x4 com fundo branco, além de CPF ou PIS originais. “Esta é mais uma ação que tem como principal objetivo o fortalecimento da cidadania. A carteira de identidade é primordial.", disse, lembrando que o Minha Escola Querida conta, hoje, com a participação de 1.240 voluntários cadastrados. "Esta iniciativa comprova a força do voluntariado e a integração de pais, alunos e professores junto à escola”, disse.
Outra parceria firmada pelo “Minha Escola Querida” foi com o Aeroporto de Macaé. Representantes de setores como gerência e superintendência doaram 35 ventiladores de teto para a unidade. Além disso, a empresa Loly Pop será responsável pela doação de tapetes emborrachados.
Para a programação do mutirão a organização do “Minha Escola Querida” se reuniu com pais, professores e diretores com a finalidade de saber a realidade e necessidades da escola. A E.M.E.I. Nossa Senhora da Conceição será contemplada com grama e podas de árvores. Além disso, as salas da garotada também vão receber nova pintura, cortinas novas, espelhos e brinquedos pedagógicos. A ação também conta com a participação de soldados voluntários do Forre Marechal Hermes
Programação- Estudantes, professores, pais de alunos e moradores que forem à culminância do mutirão “Minha Escola Querida”, neste sábado terão a oportunidade de cantar e fazer parte de gincanas. Durante o evento, a Secretaria de Saúde vai distribuir doses homeopáticas contra a dengue. Já a equipe da Subsecretaria de Educação Infantil vai realizar oficinas com bolas, palhaços, dobraduras e pinturas.
O público também terá acesso à confecção de ikebanas organizada pela Fundação Mokiti Okada. Haverá também atividades com grafiteiro macaense Marlon Muk. As tintas de grafite foram doadas pelos estudantes da Universidade Estácio de Sá.
No domingo, a programação segue com doses homeopáticas, animação cultural, estande de beleza com atuação da cabeleireira do grupo Geac e serviços de atendimento com podóloga. Para alegrar o ambiente a Guarda Civil Municipal vai apresentar o teatro de fantoches. Segundo Sônia Terezinha, o ambiente também será embelezado pela produção do painel das mãos e pela presença do maestro Sirley que será responsável pela apresentação do Hino de Macaé.