Alunos do Campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizam, nesta terça-feira (26), o dia D de Combate à Dengue. O Evento acontece na Cidade Universitária, a partir das 8h, e tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, dentro do Programa "PET Vigilância em Saúde". O evento, direcionado a profissionais de saúde e estudantes universitários, é aberto ao púbico e os interessados poderão se inscrever no local ou pelo e-mail: petdenguemacae@hotmail.com.
Durante o evento serão apresentadas palestras, esquetes teatrais e ações de prevenção contra o mosquito da dengue e capacitação para os profissionais de saúde. Temas como "Ciclo de Vida do Vetor"; "Vigilância Epidemiológica e Importância da Notificação"; "Orientação sobre a doença e tratamento". Ao final da programação será realizado um mutirão contra a Dengue.
O evento ocorre em virtude da campanha de prevenção ao mosquito aedes aegypti no município e a incidência de casos de dengue na região. Entre os objetivos do Dia D está a ampliação do grupo de trabalho, que pretende incorporar representantes das diversas unidades da UFRJ a fim de centralizarem denúncias e colaborarem na vigilância sanitária do campus.
Entre os profissionais convidados estão o médico infectologista André Faria, do HPM Macaé; a enfermeira Alice Maria, da Secretaria Municipal de Saúde; o professor Rodrigo Nunes, do Nupem/UFRJ; e a médica homeopata Laila Nunes, da Coordenação Saúde Coletiva de Macaé.
Programação:
8h- 8h15 - Credenciamento
8h15 - 8h30 - Abertura
8h30 - 9h10 - Apresentação do Ciclo de Vida do Vetor.
9h10 - 9h45 - Vigilância Epidemiológica e Importância da Notificação.
9h45 - 10h 15- Esquete teatral
10h15 - 10h30 -Coffee-Break
10h30 - 11h 20 - Orientação sobre a doença e tratamento - Capacitação para Profissionais de Saúde
11h20 - 11h50 - A homeopatia e dengue.
11h50 - 12h 20 - Mutirão contra a Dengue na UFRJ