logo

Educação divulga diretrizes e objetivos para 2005 e dá posse aos novos conselheiros

27/06/2005 17:01:34 - Jornalista: Cesar Dussac

Na cerimônia de posse dos novos conselheiros, terça-feira (21), a Secretaria de Educação apresentou em seu auditório as diretrizes e os objetivos para a gestão 2005. Os conselheiros foram nomeados pelo Decreto número 113/2005.

A apresentação foi feita pela secretária de Educação, Milmar Pinheiro. Segundo ela, sua Secretaria trabalha para atingir a universalização do ensino fundamental, com o acesso e a permanência de todas as crianças na escola, além da educação com qualidade. Milmar destacou a racionalização dos recursos para que as escolas funcionem em prédios adequados à cada fase do aprendizado, com a construção de novos espaços físicos, a começar pelas creches.

Os portadores de necessidades especiais também estão nos planos da Secretaria. “Escolas com rampas para o acesso às salas de aulas e banheiros específicos para a clientela especial fazem parte dos nossos objetivos”, afirmou Milmar. Quanto à merenda escolar, Milmar destacou o acompanhamento de nutricionista, a qualidade dos alimentos e o controle de sua validade, além da exigência das notas fiscais de todos os produtos.

Milmar citou outros objetivos. “Colaborar com o Estado na oferta do ensino médio, criar uma política de alfabetização para a rede municipal de ensino, desenvolver a educação ambiental conforme a Lei 9795/99 e buscar parcerias com empresas públicas e privadas para apoio a Projetos/Programas desenvolvidos pela Secretaria.

Em maio último, alunos das redes municipal e estadual participaram dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais – JEEM – cujos vencedores vão participar dos Jogos Estudantis das Escolas Estaduais Públicas – JEEP. Segundo Milmar, os jogos fazem parte da expansão das possibilidades de formação dos alunos, através de experiências na área desportiva. As áreas cultural e artística também fazem parte desse objetivo, como a formação de bandas musicais em todas as escolas da rede municipal.