Educação divulga edital das eleições para diretores

06/07/2022 10:11:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Serão três etapas entre as inscrições das chapas e as eleições

A Secretaria de Educação de Macaé iniciou o processo seletivo para preenchimento das funções de Diretor e Diretor Adjunto na Rede Municipal de Ensino. Ao todo, serão três etapas entre as inscrições das chapas até as eleições, previstas para dezembro deste ano. Os eleitos nas 107 unidades escolares irão exercer os cargos no triênio 2023, 2024 e 2025. A íntegra do edital está disponível aqui no portal.

A primeira fase consiste no Processo de Certificação Profissional. A etapa tem caráter eliminatório através de avaliação de conhecimento, composta por prova objetiva e redação. Os candidatos terão dos dias 11 de julho a 3 de agosto para realizar a inscrição, que deve ser feita pelo mediante apresentação de documentos previstos no edital. Ficam isentos da participação neste processo os professores certificados na rede municipal para a função de diretor e diretor adjunto nos anos 2011, 2015 e 2018.


A avaliação de conhecimento será dia 14 de agosto, na Cidade Universitária. Os candidatos aprovados na primeira etapa deverão inscrever as chapas no período de 24 de outubro a 4 de novembro.

Segunda Etapa
A segunda etapa do processo seletivo será a apresentação do Plano de Gestão à Comunidade Escolar, que deverá ser feita entre os dias 16 a 18 de novembro de 2022.

Terceira Etapa

Já a terceira etapa será o processo eleitoral. O período de campanha ocorrerá de 21 a 25 de novembro; e as eleições no dia 7 de dezembro de 2022, com resultado preliminar no dia 9 de dezembro. Já o resultado final com a divulgação das chapas eleitas, após prazo e análise de recursos, ocorrerá no dia 16 de dezembro de 2022.

Critérios

Para participar do processo seletivo, os candidatos devem, entre outros, comprovar estabilidade no Magistério Público Municipal de Macaé, no cargo de professor, em efetivo exercício no Sistema Municipal de Ensino; possuir diploma de Graduação/Licenciatura Plena em Pedagogia, Licenciatura Plena em Normal Superior, Licenciatura Plena em qualquer área de conhecimento; além de comprovação de experiência mínima de dois anos de efetivo exercício em função de regência de classe, contínuos ou alternados, em qualquer nível de ensino, nas redes pública ou privada.