Atividades interativas, peças teatrais, apresentações musicais e de paródia estão na programação do projeto “Consciência Ampla sobre Rodas”, uma parceria entre a empresa Ampla e a Secretaria de Educação (Semed). O evento acontece nesta terça-feira (27), na praça Washington Luiz, das 8h à 22h30.
Alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 26 escolas da rede municipal vão participar do projeto. A visitação dos estudantes será das 8h às 17h. Já o público em geral poderá participar das 17h às 22h.
O objetivo do “Ampla sobre Rodas” é levar informações para alunos, pais e responsáveis sobre a maneira mais eficiente de economizar energia elétrica. Na ocasião, lâmpadas inteligentes serão distribuídas para a comunidade e para algumas escolas da rede municipal.
Segundo a subsecretaria Municipal de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Rosa, a intenção é conscientizar alunos e moradores de Macaé sobre a importância do meio ambiente e da economia da energia elétrica. A coordenação do “Consciência Ampla sobre Rodas” orienta para que os visitantes levem suas contas de energia para que possam participar de sorteios.
Seleção
O “Ampla sobre Rodas” irá selecionar seis alunos para estagiar nas empresas Máxima Produções e Ampla. Durante o estágio, com duração de seis meses, os estudantes vão ganhar uma bolsa mensal de R$ 200. Além disso, os alunos escolhidos irão atuar como agentes comunitários, ficando responsáveis por fiscalizar as casas e as escolares que receberão as lâmpadas.
A proposta é que os agentes verifiquem se os materiais recebidos estão sendo utilizados devidamente nas residências. A Subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Rosa, ressaltou que a parceria com a Ampla tem obtido resultados proveitosos.
- A previsão é que outros eventos em prol do meio ambiente se estendam para outras unidades escolares. A secretaria de Educação faz questão de participar de eventos de conscientização como este. Pudemos perceber que através de programações como estas nossos alunos estão ficando cada vez mais atentos em relação ao consumo de energia elétrica, disse.