Foto: Divulgação
Em princípio, dois cursos estão sendo elaborados
A Secretaria Municipal de Educação de Macaé, através do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), abrirá em breve as inscrições para cursos de qualificação profissional em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). Em princípio, dois cursos estão sendo elaborados: Assistente de Manutenção Mecânica, para as pessoas com ensino fundamental, e o de Caldeiraria para os alunos com ensino médio completo.
Na parceria caberá ao Cetep toda a infraestrutura para a realização das aulas teóricas e ao IFF o empréstimo dos laboratórios para a realização das aulas práticas. Os alunos, ao final de cada curso, receberão o certificado com a chancela das duas instituições.
Os cursos a serem oferecidos seguem determinações do Decreto Federal nº 5154 de 23 de Julho de 2004, onde a educação profissional deve ser desenvolvida por meio de cursos e programas de formação inicial e continuada, seguindo um itinerário formativo e com saídas intermediárias. “Vamos oferecer cursos divididos em módulos, para que o aluno possa sair com um certificado para atuação de forma gradativa, caso queira dar continuidade, outros módulos estarão sendo realizados. Assim, o aluno poderá, através dos cursos, traçar a sua vida profissional”, explicou a coordenadora de Planejamento do Cetep, Dora Amorim.
Para o coordenador de Educação e Pesquisa do IFF, Ivan da Silva, essa é uma parceria que trará grandes resultados para o município. “Estaremos capacitando e formando alunos para o mercado de trabalho em curto prazo. Vamos montar cursos técnicos com saídas intermediárias, para que mesmo dando continuidade aos demais módulos ele já possa ingressar no mercado de trabalho”, declarou.
A expectativa, segundo a diretora presidente do Cetep, Waleska Freire, é que as inscrições sejam abertas no mês de agosto. “Estamos na fase burocrática do processo, concluindo os trâmites, seguindo a orientação da secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, de firmarmos parcerias em prol da qualidade educacional", disse Waleska.
PROEJA – A ideia é dar continuidade a parceria no próximo ano, com a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada do Trabalhador, articulado ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino.
Para a secretária Municipal de Educação e vice-prefeita do município essa é mais uma meta de governo que está sendo alcançada. “Nosso objetivo é oferecer cursos de qualificação profissional para a população de Macaé. Queremos qualificar nossos profissionais para o mercado de trabalho que está cada vez mais precisando de mão de obra qualificada”, declarou Marilena.