logo

Educação e IJCA realizam formatura do curso de Mecânica e Injeção Eletrônica

21/09/2011 08:45:10 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação

A cerimônia aconteceu no auditório da SIT-Macaé

Os alunos do curso de Mecânica e Injeção Eletrônica do Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA) em parceria com a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, receberam certificados de formatura, na segunda-feira (19). A cerimônia aconteceu no auditório da SIT-Macaé e contou com a presença de representantes do IJCA, da Secretaria Municipal de Educação, Auto Viação 1001, da SIT, do Sesi/Senai e da Mercedes-Benz Dical. No total, foram entregues 14 certificados aos estudantes que, agora, estão preparados para o ingresso no mercado de trabalho.

Durante o curso, que faz parte do Programa Oficina do Ensino do IJCA e teve duração de sete meses, os alunos passaram por aulas teóricas no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) e no Sesi/Senai. Eles ainda tiveram aulas práticas na garagem da Auto Viação 1001, além de vivência profissional na SIT-Macaé e na Dical, concessionária Mercedes-Benz.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a mão de obra gerada através do curso em parceria com o IJCA atende a uma demanda do mercado de Macaé. A intenção é que para 2012 a parceria seja ampliada:

A gerente geral do IJCA, Lourdes Rangel, afirmou que a introdução dos jovens no trabalho, assim como acontece no município, faz com que o instituto consiga superar as suas metas: “A meta do instituto era alcançar 66% dos jovens inseridos no mercado de trabalho. Há sete anos, capacitamos 210 jovens por ano e, hoje, já alcançamos a meta de 85% dos nossos jovens inseridos no mercado e trabalho. Acredito que em Macaé não será diferente”, disse.

Esta foi a primeira parceria do Instituto Jelson da Costa Antunes com a Secretaria Municipal de Educação para o ensino profissionalizante. Além dela, o programa “Fortalecendo Trajetórias” que permite o jovem oriundo da escola pública ser inserido em uma instituição particular de ensino também é desenvolvido em Macaé. Hoje, cinco alunos que vieram da rede municipal cursam o Ensino Médio no Colégio Castelo.

– Na Oficina de Ensino os alunos passam por um processo seletivo de acordo com as normas do IJCA, e depois tem uma carga horária para cumprir, tanto prática quanto teórica. O Cetep é responsável pela parte teórica, enquanto a prática fica a cargo da Auto Viação 1001 em parceria com outras empresas lembrou a presidente do Cetep, Waleska Freire.

Para o formando Andrew Souza, a experiência obtida no curso vai permitir uma mudança em sua vida: “Em nome de toda turma só posso agradecer por essa oportunidade de ter uma carreira, o que vai possibilitar uma mudança significativa na vida de cada um que se formou neste curso”, afirmou. Sua colega Tamires Porto concordou: “Acho que é uma complementação a minha formação para que eu possa me inserir no mercado de trabalho”, completou.

O representante do IJCA na região e representante da Auto Viação 1001, Gilmar Santos, adiantou, inclusive, que alguns deles já serão aproveitados pelas empresas: “Estes alunos saem do curso com grande vivência e preparados para o mercado de trabalho. Tanto que alguns ficarão na garagem da Viação 1001, a Mercedes-Benz Dical também vai aproveitá-los, assim como a SIT”, pontuou.

Os alunos formados também participam de um programa de inserção ao mercado de trabalho e seus currículos foram inseridos em um banco de dados de talentos e quando surgirem oportunidades nas empresas onde tiveram aulas serão chamados. Outras empresas também podem fazer a busca neste banco de talentos.