A Secretaria Municipal de Educação, e a Infraero firmaram parceria para a realização de palestras educativas e visitas ao Aeroporto de Macaé para os estudantes da rede municipal de ensino. O Projeto, que tem o nome de “Infraero vai à Escola”, foi apresentado nesta quinta-feira (3), em uma reunião entre o secretário de Educação, Guto Garcia, e o superintendente da Infraero, Hélio Batista.
De acordo com Batista, o projeto nasceu de uma necessidade de conscientização da comunidade, com relação aos riscos que representam o descarte de lixo e soltar pipas no entorno do Aeroporto. “Percebemos que a solução para este problema, que coloca em risco a segurança dos voos, é a educação”, disse.
Ele explicou que o projeto é dividido em duas fases: na primeira, profissionais de aviação vão às escolas falar sobre os riscos e sobre as opções de carreira na aviação: “Normalmente um mecânico, um piloto e um controlador de voo”, explicou Hélio. Num segundo momento, as crianças são convidadas a conhece o Aeroporto de Macaé.
- Direcionamos esse projeto a crianças a partir de nove anos. Após a visita elas recebem um diploma de Agente de Segurança de Voo Mirim, em troca do comprometimento deles de espalharem para amigos e parentes o que aprenderam conosco - completou.
O secretário de Educação, Guto Garcia, se mostrou muito interessado em implantar o projeto na rede. “Toda parceria pela educação é muito bem vinda. Temos recebido a procura de algumas instituições interessadas em parcerias com a Educação, e achamos muito importante esse tipo de iniciativa. Estamos pensando em iniciar o projeto pelos bairros Parque Aeroporto, Barra, Ajuda e Lagomar, e depois poderemos expandir para toda a rede”, ressaltou Guto.