A Secretaria de Educação em parceria com a UFRJ/Macaé está com inscrições abertas, até terça-feira (24), para o curso gratuito “O Trabalho com a imagem e o texto na educação contemporânea”. A proposta, que integra o programa de qualificação e formação continuada do servidor municipal, é dirigida a professores da rede municipal, como também a alunos de licenciatura da universidade.
- Toda proposta que venha somar, atendendo ao programa de qualificação e formação continuada do servidor municipal, será bem acolhida pela Secretaria de Educação. As parcerias com as universidades instaladas no pólo são bem sucedidas e têm contribuído com os esforços da secretaria para melhorar o serviço público e valorizar o servidor, diz a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, que pontuou, “Neste último biênio qualificamos mais de oito mil e quinhentas pessoas em diversas áreas”.
O curso, que acontecerá na Cidade Universitária, a partir de quarta-feira (25) até 15 de dezembro, foi elaborado pelas professoras da UFRJ/Macaé, Aline Monteiro, da disciplina Psicologia da Educação, e Ângela Santi, de Filosofia da Educação. Vinte vagas foram reservadas para educadores da rede municipal. O curso, de 36 horas, acontecerá às quartas-feiras, das 14h às 16h.
O “O Trabalho com a imagem e o texto na educação contemporânea” tem como objetivo instrumentalizar os professores na reflexão e realização de trabalhos com esses recursos na sala de aula. Segundo as idealizadoras, a disponibilidade tecnológica na atualidade reconfigura as relações com a imagem e com o texto.
- Na forma de imagem ou na forma de texto, as tecnologias de comunicação disponíveis neste século XXI permeiam relações que muitas vezes redefinem quem somos, como pensamos, como entendemos o mundo e nos relacionamos com ele de modo a conhecê-lo. A própria idéia de conhecimento sofre alterações neste encontro com as novas possibilidades tecnológicas de relação com a imagem e o texto, destacam.
Para elas, é um desafio para o professor o gerenciamento da construção de conhecimento no meio escolar que pertence a um universo cultural marcado pelas tecnologias de comunicação e de imagem. Filosofia da educação, psicologia da educação, comunicação, estética e semiótica formam a rede de saberes que se põem a disposição dos professores na compreensão e reflexão sobre este século.
Além dos educadores serem capacitados para o uso das imagens e dos textos como instrumentos pedagógicos, é intuito atualizá-los no que diz respeito aos estudos e debates sobre o impacto das tecnologias digitais de comunicação, produção, edição, compartilhamento, troca e recepção de informações em forma de imagem e texto.
O programa será finalizado com a construção de um plano de aula que utilize texto e imagem nessas perspectivas e anda com sua realização. Os interessados devem se inscrever na Secretaria de Educação, rua Antero Perlingeiro, 402, no Centro, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone: 2772-4955.