Foto: Ana Chaffin
Alunos das escolas integrais recebem cinco refeições por dia
As escolas de horário integral já são realidade em 39 unidades da rede de ensino municipal de Macaé. Meta da prefeitura do Rio de Janeiro para o próximo ano, as escolas integrais já funcionam há três anos em Macaé atendendo às determinações do Ministério da Educação e Cultura e ampliando a formação cidadã dos alunos dentro das unidades de ensino.
As escolas e horário integral têm como finalidade desenvolver um programa educacional em um único turno, atendendo às necessidades didáticas, lúdicas, recreativas e esportivas dos alunos, em um espaço físico amplo e adequado.
Hoje as unidades de horário integral beneficiam mais de 10 mil alunos da rede. O aluno permanece entre 7h às 17h na instituição de ensino e conta com diversas atividades extra-classe. Para isso, a Secretaria de Educação possui os oficineiros, educadores que após participarem da capacitação atuam com atividades ligadas ao esporte, saúde e meio ambiente, entre outros.
Atualmente, 147 monitores atuam na rede. Com o mesmo número de profissionais, a Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura, Esporte e Meio Ambiente ampliou o número de alunos atendidos pelas ações dos monitores e oficineiros. Em 2009, foram atendidos 6.226 alunos, já em 2010 foram 15.374. O aumento se deu em função da ampliação do atendimento.
Paralelamente, a Secretaria, realiza oficinas de capacitação como Psicomotricidade, com o objetivo de orientar os oficineiros no desenvolvimento das atividades junto aos alunos da Educação Infantil, associando as atividades ao Planejamento pedagógico da Secretaria Municipal de Educação. E a oficina da voz, com o objetivo de oferecer aos participantes importantes dicas e técnicas para trabalhar com a voz sem prejudicá-la, já que esta é a principal ferramenta de trabalho dos profissionais da Educação.
Dentro do programa existe ainda uma avaliação do programa, onde, diretores, professores, alunos, monitores e oficineiros, listam os pontos satisfatórios e os pontos que deveriam ser revistos na aplicação do Programa. Assim é possível desenvolver novas ações e melhorar a qualidade das que ainda não tinham sido ajustadas.
- O objetivo é possibilitar ao aluno uma formação completa. No horário alternativo às aulas tradicionais (português, matemática, ciências, entre outros), os alunos tem aulas de esporte, teatro, artes com material reciclado, canto e dança, onde tem oportunidade de desenvolver das habilidades e aptidões relacionadas às variadas formas de expressão humana, explica Guto.