Foto: Luiz Ernesto Filho
Secretário mostra aos vereadores metas para a Educação no município, além de novos projetos
O secretário de educação, Guto Garcia, participou da sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Macaé nesta terça-feira (19). O objetivo foi apresentar as ações desenvolvidas pela prefeitura na área de Educação, através dos projetos e programas, além de esclarecer questões ligadas à rede municipal de ensino. Guto, que foi convidado pelo vereador Júlio César de Barros, ainda respondeu aos questionamentos dos parlamentares sobre a pasta.
Dentre os assuntos em pauta, o secretário de Educação pode esclarecer os vereadores sobre uma das metas tratadas como prioridade para a secretaria: o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimento (PCCV). É ele a base para calcular os salários de acordo com a progressão por tempo de trabalho – com um aumento de 4,8 %, a cada dois anos - e também receberá um acréscimo pelo aprimoramento de sua formação.
De acordo com a nova proposta, para progressão por tempo de trabalho, o profissional terá que passar por uma avaliação de desempenho. O diretor da unidade escolar fará a avaliação, que levará em conta: a assiduidade, a pontualidade, a responsabilidade e se ele esteve envolvido com os alvos estipulados no Plano de Metas, para principalmente atender a melhoria da qualidade da Educação no município.
- Estamos realizando essa discussão já há algum tempo e nosso objetivo é enviar a proposta para a apreciação da Câmara dos Vereadores até outubro. O nosso interesse, e, principalmente do Prefeito, é que tenhamos o melhor Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Estado do Rio de Janeiro, explicou Guto.
Os alunos matriculados na rede municipal também mereceram atenção durante a apresentação do secretário, em especial os do quinto e nono anos, que participam da “Prova Brasil”, que avalia a qualidade do ensino e auxilia no calculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Isso porque a Semed planeja aplicar a “Prova Macaé”, como maneira destes alunos se prepararem ao longo do ano letivo.
Além da avaliação que ocorrerá duas vezes ao ano (em julho e outubro), os alunos receberão aulas de reforço de Português e Matemática durante o contraturno."Não serão só provas, mas aulas com resolução de questões das duas disciplinas", explicou.
Com relação aos benefícios diretos aos estudantes, Guto ainda lembrou que está em fase de licitação 168 novas rotas do transporte escolar por kombis. Elas foram mapeadas em março deste ano, junto com os fiscais da Secretaria de Mobilidade Urbana. "Nossa intenção é melhorar o atendimento feito os alunos com relação ao transporte escolar, além de garantir mais transparência no transporte escolar".
O secretário também pontuou o recebimento de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) que possibilitará a construção de uma quadra poliesportiva na Escola Municipal Elza Ibrahim e em escolas nos bairros Ajuda e Vila Badejo. Já pelo Orçamento, participativo serão construídas escolas de Educação Infantil nos bairros Vila Badejo, Córrego do Ouro, São Marcos, Novo Horizonte e Cajueiros.
Além disso, três novas escolas também serão construídas: uma no Lagomar (já em construção), outra no Parque da Cidade, no bairro Praia Campista (em licitação), além de mais uma unidade na Bicuda, região serrana do Município (em licitação). "A rede municipal de Educação tem crescido muito nos últimos anos. Todos os anos recebemos mais de cinco mil matrículas de estudantes, e precisamos de novas instalações para receber estes alunos, além de poder atender melhor a população", explicou.
O secretário salientou ainda a manutenção que está sendo feita em diversas escolas da rede municipal.
- Tínhamos dificuldade em levar as reformas adiante, porque dependíamos de outras secretarias para contratação de pessoal. Por isso, o prefeito Riverton Mussi criou a subsecretaria de Infraestrutura, a meu pedido, que está responsável pela reforma de todas as escolas. Montamos um planejamento de ações, por ordem de urgência, e em maio deveremos iniciar a segunda etapa das obras". A Secretaria de Educação também está com uma equipe móvel, para atender urgências que possam aparecer no dia-a-dia das unidades. Tratam-se de reformas menores como: pintura, reparos elétricos, hidráulicos entre outros. Tudo realizado pela equipe de manutenção da Educação, que percorrem as escolas em duas kombis e uma caminhonete, ressaltou..
O próximo passo é a instalação de quadros brancos em todas as salas de aula. Cada professora receberá no início do semestre um kit com caneta para quadro branco e apagador, já que o uso do quadro branco além de ser melhor para garantir a saúde do professor, facilita a aula. Outro plano futuro é a implantação dos parquinhos de fibra nas escolas do município, além da colocação de extintores de incêndio nas salas.
- Para mim, a missão da educação é moldar o futuro da nação. E quando assumi o cargo, há seis meses, elegi os três pilares da educação: a escola, a sala de aula e a comunidade. Com relação à escola, temos que oferecer a infraestrutura necessária e capacitação aos diretores. Com relação à sala de aula, valorizar e capacitar os professores. E por fim levar a comunidade para dentro da escola para que ela também participe – disse o secretário Guto Garcia.
Ele ainda fez questão de agradecer ao trabalho feito por sua equipe e aos vereadores pelo convite: “Tenho que agradecer a todos os profissionais da educação porque sem eles a secretaria não estaria sendo reconhecido pelo trabalho realizado como está sendo. Fui recebido muito bem pela Casa e só tenho a agradecer pela oportunidade”, afirmou.
Os vereadores parabenizaram a atuação da Prefeitura de Macaé na área educacional. Os vereador es se manifestaram a favor dos investimentos que estão sendo feitas: “O secretário está e parabéns. Esta foi uma das melhores apresentações que já foram feitas na Câmara Municipal”, disse o vereador Julinho.
A apresentação desta terça-feira foi uma prévia da audiência pública que o secretário participará no próximo dia 26, também no plenário da Câmara Municipal, às 15h.