logo

Educação encerra curso de Formação Continuada de profissionais da rede

30/11/2011 16:11:17 - Jornalista: Joice Trindade

Professores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino participaram na tarde desta quarta-feira (30), do último encontro de Formação Continuada para professores que atuam com o 5º ano de escolaridade. A previsão é que a atualização continue no próximo semestre letivo.

O curso teve o objetivo de trabalhar questões dos descritores utilizados na Prova Brasil, um dos principais mecanismos de avaliação do rendimento das escolas públicas do país. Os encontros de atualização foram realizados mensalmente na sede da Secretaria de Educação e Centro de Educação Tecnológica e Profissional ( Cetep), além de estudos dirigidos quinzenais.

Desde o mês de maio os profissionais do 5º ano de escolaridade estão trocando experiências e definindo práticas pedagógicas para atuar com os alunos tendo como base os descritores da Prova Brasil. “Nossa satisfação é que observamos que os educadores vão levar estes conhecimentos para toda a trajetória educacional”, disse o secretário de Educação, Guto Garcia.

A programação foi marcada pela interação e troca de experiências dos participantes. Segundo a tutora do curso de matemática e orientadora pedagógica Verônica Souza, na oportunidade os professores puderam tirar dúvidas, refletir sobre os conteúdos e elaborar estratégias para melhorar o desempenho da classe, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino.

- Trabalhamos com elementos, que foram utilizados nas salas de aulas. Diante do curso foram constatados resultados positivos como o uso de materiais concretos para trabalhar na disciplina de Matemática conteúdos como frações e medidas de espaços e na elaboração de provas discursivas, destaca.

Entre os materiais concretos estão papel picado, dourado e escalas. Satisfeito o professor Tiago Alves Castilho afirma que o curso serviu para direcionar o aluno a descobrir conceitos.
- Nossa equipe com cinco professores procurou se interagir da melhor forma para que os conhecimentos repassados fossem vivenciados através de materiais concretos como tubos de ensaio, planilhas e papéis diversos, conta acompanhado dos colegas responsáveis que integram a equipe Heulinton de Oliveira e Gelta Lannes.

O curso de Formação Continuada também ajudou aos professores a organizar a rotina pedagógica. A professora Fernanda dos Santos, do Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro faz parte deste grupo.

- Esta é a primeira turma que leciono. Estava com receio de trabalhar com algumas atividades para reforçar a qualidade do ensino do conteúdo programático. Mas, depois que comecei a participar desta programação tudo começou a fluir não apenas no ensino da disciplina de Matemática como de Língua Portuguesa. Agora estou muito mais segura e empenhada, concluiu.

Em Macaé, a Prova Brasil foi aplicada entre os dias 7 e 16 de novembro. A avaliação foi direcionada aos estudantes dos 5º e 9º anos de escolaridade. No município, 2.955 alunos do 5° ano de escolaridade e 1.614 estudantes do 9° ano das escolas da rede municipal de ensino estão sendo avaliados, conforme os números do último Censo Escolar.

As avaliações da Prova Brasil são construídas tendo por referência os parâmetros curriculares nacionais (PCN), consultas sobre currículos das redes estaduais e municipais, além de diálogo com especialistas das áreas de Língua Portuguesa e Matemática.