logo

Educação encerra curso sobre Síndrome de Down

30/03/2007 10:56:05 - Jornalista: Simone Noronha

A pequena Tamires Cardoso da Silva, 12 anos, emocionou os cerca de 30 professores que participaram da aula de encerramento do curso Síndrome de Down, promovido pela Secretaria de Educação de Macaé. Falante e muito esperta, a menina ajudou os professores a entender que, apesar das dificuldades de aprendizado, o aluno portador de Síndrome de Down é, acima de tudo, uma criança como outra qualquer, que precisa de carinho e muita dedicação.

Tamires participou da aula desta sexta-feira (30) com a sua mãe, Rita Maria Cardoso da Silva, professora de nível fundamental e médio. “Todo professor deve fazer um curso como este, para aprender principalmente a lidar com as diferenças e acabar com preconceitos. O curso me ajudou não só na minha vida profissional, mas também no relacionamento com a minha filha”, disse Rita.

A secretária de Educação, Milmar Pinheiro, disse que a intenção do curso foi justamente essa. “Quanto mais capacitado estiver o professor, melhor a qualidade de ensino. E isso inclui a Educação Especial. No caso das crianças com Síndrome de Down, é cada vez mais necessário promover a sua inclusão nas classes regulares, mas para isso os professores têm que estar capacitados”, comentou a secretária.

A aula de encerramento do curso de Síndrome de Down foi ministrada pela professora Valéria Cunha, que abordou os temas “Mitos e Verdades em relação ao desenvolvimento cognitivo, emocional e social” e “O trabalho pedagógico: currículo e adaptações curriculares”. O curso foi feito através de parceria com o Ministério da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e organizado pelo Instituto Brasileiro de Integração Corporativa e Institucional.

Aula inaugural

Neste sábado (31), a Secretaria de Educação promove das 9h às 13h, a aula inaugural de mais um curso de formação de professores e profissionais para atender aos alunos com necessidades especiais. A aula inaugural, no auditório da Faculdade de Filosofia (Fafima) será ministrada pela professora Mônica Pereira dos Santos, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e doutora em Psicologia e Educação de Necessidades Especiais.

“O curso faz parte do programa de capacitação profissional da Secretaria de Educação”, disse a secretária de Educação, Milmar Pinheiro. O curso, que começa no próximo dia 13, será ministrado por profissionais do Instituto Helena Antipoff , considerado referência em educação especial no país. O curso será dividido em cinco módulos, com aulas sempre as sextas e sábados.