A Secretaria Municipal de Educação (Semed) entregou, na terça-feira (22), os certificados do Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE, o "Formação Pela Escola". O curso é oferecido através de uma parceria entre os governos federal e municipal para capacitar os gestores nos programas do FNDE: Programa Nacional Alimentação Escolar (PNAE), Programa Nacional Transporte Escolar (PNAT), Programa Dinheiro Direto nas Escolas (PDDE), Programas do Livro (PLI) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
O Secretário de Educação, Guto Garcia, explicou que a Semed tem se empenhado em fortalecer os convênios com o Governo Federal. "Através dessa formação, garantimos o cumprimento dos requisitos dos programas. Além disso, fortalecemos a atuação dos gestores envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social destes programas e ações educacionais financiados pelo FNDE".
A tutora do curso, Roze Tomaz, lembrou que o curso é a oportunidade que os gestores têm para conhecer os programas e implantá-los, contribuindo, assim, para a melhora na qualidade do ensino. "Este programa dá o suporte à criança na escola e ao diretor para que a escola possa realizar suas atividades da melhor maneira. As pessoas conhecendo os programas do FNDE vão ter oportunidade de participar do controle social das despesas públicas, do dinheiro que vem para a educação", disse Roze Tomaz.
Através dos cursos de capacitação, os participantes conhecem os detalhes da execução das ações destes programas, que vão desde a concepção, passando pelas diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalização, a prestação de contas, até os mecanismos de controle social. O objetivo é estimular a participação da sociedade nas ações.
- A qualidade no ensino depende da formação do gestor. E a secretaria demonstra que a preocupação com a formação profissional deve ser constante. Além do “Formação Pela Escola”, temos o “Pró-Letramento”, entre outros cursos. E tudo com o reconhecimento dos profissionais, que estão valorizando as oportunidades. Tudo isso se reverte em benefícios para os alunos, disse a subsecretária de Ensino Fundamental, Gelda Maria Tavares Rodrigues.
No caso do "Formação Pela Escola" desenvolvido em Macaé, os gestores ainda são beneficiados pela inclusão digital. “Este trabalho é um grande desempenho desta gestão e a atuação desta equipe acaba virando referência em outros municípios”, disse o coordenador do Núcleo Municipal de Tecnologia, Alex Sanders Bogado.
A diretora de escola, Angelita Silva de Oliveira Paula, também elogiou o curso. “Trata-se de um curso excelente e podemos levar o conhecimento adquirido para a escola de maneira esclarecedora, com vontade, ânimo e de maneira melhor”, disse.
Outra meta é a participação da comunidade neste processo. “Os primeiros módulos foram voltados para quem trabalha diretamente nesta área, mas em 2011 será aberto à comunidade, o que é muito importante também”, finalizou a coordenadora Márcia Mendonça.