A secretária de Educação, Milmar Pinheiro, visitou o distrito do Sana na quinta-feira (12) para entregar equipamentos de informática para a sala de informática do Colégio Municipal do Sana, na região serrana de Macaé. A comunidade foi contemplada com 20 conectores RJ-45, uma Switch de oito portas, um HD de 80 GB 7200 rpm, uma impressora e 10 monitores de 15”.
– A prefeitura quer ampliar o acesso à inclusão digital, não só dos alunos das escolas do Sana, mas também possibilitar esse acesso à comunidade – disse Milmar Pinheiro. A sala de informática do colégio é equipada com 17 computadores doados pelas empresas Esso e Petrobras. A sala é utilizada pelos 308 alunos da unidade escolar, pela comunidade e por alunos das Escolas E.M. Alceu Theódulo Jaccoud e Creche Escola Municipal do Sana, nucleadas ao C.M.do Sana.
Segundo o diretor Sol Grey Tavares, os equipamentos entregues pela Secretaria de Educação vão contribuir para a montagem de mais nove computadores, o que melhora a oferta de inclusão digital dos alunos e comunidade sanense. – A aquisição dos computadores foi feita através da elaboração de um projeto de informática educativa. Enviei o projeto para várias empresas e essas duas foram as que atenderam a nossa solicitação”, falou o diretor.
A sala funciona em três turnos, atendendo a alunos do maternal à educação de jovens e adultos. Ao todo são três monitores trabalhando, assessorando os alunos em atividades que contribuem para a melhoria do desempenho na sala de aula. “Nós nos reunimos, semanalmente com os professores para planejar as atividades desenvolvidas com os alunos”, disse a monitora Ilana Estarnecks.
Segundo a professora Emanuele Proença, esse trabalho tem contribuído muito para a aprendizagem dos alunos porque as crianças aprendem, de forma lúdica, os conteúdos que são passados na sala de aula. Além dos alunos, a comunidade também tem acesso ao mundo digital. A maioria dos alunos do Sana não têm computadores em casa e a escola se constitui no único meio para terem acesso a este equipamento.