Com intuito de promover a inclusão digital, a secretaria Especial de Educação entregou, nesta quarta-feira (15), três mesas de Informática do Sistema Educacional Positivo no Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna, na Virgem Santa. Ao todo, serão 82 crianças, do 1º ao 5º ano, beneficiadas com a entrega.
De acordo com a diretora da escola, Maria Consuelo, o uso da sala de informática é integrado com a sala de aula. “Acreditamos que o uso dos computadores seja para acrescentar ao que é ensinado na sala de aula, além de entreter os alunos”, afirmou a diretora.
Segundo a secretária de Educação, Milmar Pinheiro, as aulas só começaram agora devido ao curso preparatório dos professores, “Nós estávamos com as máquinas, mas esperando que os professores, que foram treinados pelo Sistema Positivo, concluíssem o módulo um. Por isso, as aulas ainda não tinham começado”, explicou Milmar.
A coordenadora do projeto de implantação das mesas positivo, Dirce Pessanha, ressaltou que, todos que possam utilizá-las serão beneficiados. “Queremos que além das crianças que já usam a mesa, incluir as do 6º ao 9º ano e assim ampliar a implantação a todos os colégios da rede municipal. São três módulos de treinamento para os professores, em setembro eles farão um curso de 11 dias dos módulos dois e três. Cada turma do colégio tem aula uma vez por semana para que todos os alunos possam ser beneficiados”, completou Dirce.
No total, serão 54 mesas distribuídas pelas escolas selecionadas. Cada uma do tipo Alfabeto, permite que até seis crianças trabalhem em grupo, ajudando na socialização das mesmas; e a My kid, para crianças menores, dá prioridade ao aumento do conhecimento de uma maneira multidisciplinar. A aluna do 5º ano, Adriele Helena, 11 anos, afirmou que gostaria muito de continuar aprendendo a mexer na mesa, “Eu ainda não sei usar a mesa direito, mas vou querer continuar a usar porque só assim vou poder saber sobre tudo”, acrescentou a aluna.