A Educação realizou, nesta quarta-feira (21), no auditório da secretaria, a primeira reunião para a escolha dos livros didáticos a serem utilizados no próximo triênio (2007, 2008 e 2009) pelos alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental das escolas da rede municipal, dos setores Verde, Amarelo, Azul, Cinza, Laranja e Bege. As escolas dos outros setores administrativos fazem sua escolha quinta-feira (22).
A secretária de Educação, Milmar Pinheiro, falou dos critérios de escolha. “A seleção prévia de escolha para os próximos três anos, obedeceu a critérios mais modernos, com pessoal especializado nas diversas áreas específicas, com análise mais profunda das obras relacionadas no Guia do Livro Didático”, declarou Milmar.
A coordenadora geral do setor pedagógico da secretaria, Márcia Branco, disse que, independente da análise dos especialistas, as escolas têm autonomia para a escolha dos livros didáticos. “O setor pedagógico sugere os livros didáticos, apresentando duas opções em cada área. Neste ano, observamos que todas as escolas vão atender às sugestões, devido à fundamentação apresentada pelos especialistas”, observou Márcia.
Segundo a coordenadora do livro didático da Educação, Roze Mary Tomaz, a seleção prévia é feita com base na adequação do livro à proposta pedagógica do município. “A análise é feita por profissionais do setor pedagógico da secretaria, coordenadores de áreas, especializados em português, matemática, história, geografia, ciências e alfabetização. No dia da escolha, mostram aos diretores das escolas, orientadores e técnicos de livros didáticos as vantagens e desvantagens de cada coleção relacionada no Guia do Livro Didático do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar – FNDE”, explicou Roze Mary.