A formação do aluno leitor é uma das prioridades da rede municipal de ensino, que lançou na manhã desta terça-feira (2), durante a segunda etapa do Programa do Livro, a proposta de trabalho “Interfaces na Formação do Aluno Leitor”. A intenção do Governo Municipal é dinamizar e fortalecer as unidades com as atividades voltadas para a leitura, com ênfase no letramento de forma interdisciplinar e produções textuais em todas as modalidades de ensino.
A finalidade é fortalecer as campanhas educativas, estimulando a boa utilização dos livros por professores e alunos, a conservação, os remanejamentos e a devolução no final do ano. Com isso, a equipe do Programa do Livro de Macaé, articulada com base no Programa Nacional do Livro Didático (Resolução número 42/2012-PNLD) apresenta o trabalho, que faz parte do projeto Pratique Cidadania: Cuide bem do seu livro didático.
A proposta do trabalho também tem como objetivo enriquecer o papel dos livros didáticos e dos livros de literatura em sala de aula e de leitura, em relação aos gêneros textuais presentes nas diferentes disciplinas do currículo. Outra meta é envolver educadores responsáveis pela sala de aula e de leitura e pelos livros didáticos, destacando a formação de leitores e mediadores de leitura, como diferencial nas ações voltadas para o letramento e alfabetização; além de valorizar o trabalho do professor, possibilitando divulgar e replicar suas boas práticas pedagógicas desempenhadas no universo interdisciplinar do currículo.
O ensino municipal conta hoje com 50 professores de salas de leitura e responsáveis pelos livros. Até o meado do ano letivo serão ministrados cursos de formação específicos, que se voltam para melhor condução do processo ensino aprendizagem e da leitura, assim como o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos.
Além da proposta de trabalho lançada pelo ensino municipal, a equipe que coordena o Programa do Livro em Macaé também lançou o concurso “Livro Didático Interface na Formação do Aluno Leitor”. Serão premiadas as melhores práticas pedagógicas dos professores, que atuam com os livros nas bibliotecas e salas de leitura das unidades municipais. O resultado do prêmio será no dia 8 de outubro com homenagens aos profissionais de ensino.
Para a Prefeitura de Macaé, a utilização do Livro Didático e a realização de campanhas educativas e concursos específicos marcam diversificadas áreas do conhecimento. A equipe que coordena o Programa do Livro Didático no município pontua que o educador deve assumir uma postura eficaz na tentativa de formar alunos leitores.
Diante do trabalho de apresentação de textos junto ao livro didático, o ensino municipal deve permitir o acesso em sala de aula, além da literatura e de outros elementos do currículo, que fazem parte da vida do aluno, e que poderão servir de mediação entre o texto, o aluno e o educador. Ao mesmo tempo, quando se trabalha com o livro didático, este deve ser um suporte às aulas e não base das mesmas. Ou seja, o professor, ao mesmo tempo em que utiliza o livro didático, deve fazer uso também de outros recursos que o auxiliem na formação do aluno leitor, contribuindo para a reflexão e o letramento.