Foto: Divulgação
Escola Christos Jean Kousolas, na Nova Holanda, realizou nesta terça-feira (17), a “Oficina dos Sentidos
Desenvolver o equilíbrio corporal dos alunos, aliado a estudos de temas transversais ministrados nas salas de aula. Esta é uma das finalidades da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que está fornecendo para as unidades da rede municipal de ensino materiais pedagógicos diversos. Entre elas a “Linha do Movimento”, um kit que permite trabalhar o corpo e o raciocínio dos alunos.
Cinco unidades que atuam com o segmento da Educação Infantil estão realizando atividades que tem como objetivo o desenvolvimento psicomotor dos alunos. Entre elas estão as escolas municipais Professor Emilson de Jesus Machado, Maria Angélica Ribeiro Benjamin, Hilda Ramos, Ana Benedicta da Silva Santos .
Outra unidade é a Christos Jean Kousolas, na Nova Holanda, que realizou nesta terça-feira (17), a “Oficina dos Sentidos”, que aliou alimentação com atividade física. A atividade que faz parte do projeto “Alimentação Saudável” integrou 180 estudantes da Educação Infantil. Segundo a diretora da unidade Rosane Vieira Botelho, a ação também marca a Semana de Alimentação Escolar, que se estende até o dia 20.
O próximo passo da escola é a programação “Sacolão do seu Christos”, em que os pais dos alunos estão contribuindo com legumes e que vai acontecer nesta quinta-feira (19). O objetivo, de acordo com a diretora da escola, é permitir que os alunos aprendam a distinguir e conhecer os diversos legumes. Já na sexta-feira (20), haverá o “Sopão do Christos”, em que os estudantes terão a oportunidade de experimentar os alimentos. “Esta é uma oportunidade para levar aos alunos a escolher alimentos mais saudáveis”, disse.
Alegria- Os alunos Olavine Odenir e Jennifer Alves, de seis anos eram pura alegria durante a programação da escola. Ambos com apenas seis anos fizeram questão de participar do “Circuito do Movimento”, em que puderam pular arcos, passar por caminhos indicativos e zigue- zague e se equilibrar em tábuas.
- Eu gostei de pular o arco e tirei da caixa uma maçã. Cheirei e coloquei a mão em uma laranja e pude até comer. Foi legal - disse Olavine entusiasmado.
Para as professoras de Educação Física, que executaram as atividades, Bianca Amorim e Fernanda Leão, o objetivo de ações como estas é incentivar o equilíbrio corporal e atuar em consonância as disciplinas, que são abordadas para as crianças.
- Fazemos questão de integrar a Educação Física com assuntos abordados no dia-a-dia das crianças como “Corpo Humano” e “Órgãos do Sentidos”. Para isso, apresentamos vídeos com canções como” Comer, Comer” e” Salada de Frutas” e levamos caixas com frutas para a garotada cheirar, sentir e até comer - disse Bianca.
Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, a proposta da secretaria Municipal de Educação (Semed) é estimular as aptidões corporais e sensoriais dos estudantes. “A Educação Física na Educação Infantil é de suma importância, pois possibilita aos alunos terem desde cedo a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e participar de atividades culturais e esportivas como dinâmicas, circuitos e jogos com a finalidade de destacar não apenas lazer, mas emoções e crescimento".
Segundo a coordenadora de Educação Física, Walquíria Barroso Geraldo, uma das propostas da equipe da secretaria Municipal de Educação é atuar com atividades, que envolvem lateralidade e psicomotricidade. “O objetivo da Secretaria de Educação é implementar a diretriz da Educação Física em todas as unidades municipais de Educação Infantil. Estamos satisfeitos com a programação, que permite aos alunos diferenciar através do tato, visão, audição e olfato as frutas e conhecer de perto os alimentos e sua importância como nutrientes”, ressaltou.