A Secretaria de Educação, a partir desse mês de outubro, formará 150 especialistas que cursaram uma das cinco pós-graduações lato sensu da Fundação Educacional de Macaé (Funemac): ‘Alfabetização’, ‘História Regional’, ‘Gestão Escolar com Ênfase em Gestão Democrática’, ‘Práticas Transdisciplinares e Violência’ e ‘Afrocartografias, marcas da Travessia do Negro no Atlântico’. Também foram qualificados 41 profissionais no curso de extensão ‘Alfabetização’. A maior parte dos formandos são servidores da Prefeitura de Macaé ou de municípios circunvizinhos.
As turmas, que tiveram início no ano passado, são integradas por profissionais, em sua maioria, atuantes na rede municipal de ensino. Os cursos ‘Alfabetização’, ‘História Regional’, ‘Gestão Escolar’, e ‘Afrocartografias’ foram criados em 2007 e já estão na segunda turma, assim com o ‘Práticas Transdisciplinares e Violência’, em seu formato atual. Os cursos, que acontecem na Cidade Universitária, foram elaborados com o objetivo de qualificar os servidores para práticas aplicáveis em sala de aula e com a visão de que o papel fundamental do educador é a formação para a cidadania.
- Essas pós-graduações têm diversos objetivos como foco: o combate à violência pela inclusão, através de uma política pela paz, na linha dos Direitos Humanos; a gestão escolar cidadã, para que a escola forme para a cidadania; a valorização do processo de alfabetização; os estudos culturais e étnicos e o oferecimento de ferramental teórico que possibilite aos alunos se tornarem pesquisadores de nossa história, informa a prefeita em exercício, Marilena Garcia.
Além dos cursos, cada tema abrangido pelas pós-graduações foi suplementado por eventos abertos à sociedade, como simpósios e debates. O superintendente Acadêmico da Funemac, Meynardo Rocha, informa que os cursos estão programados para serem reeditados no próximo ano, alguns com início no primeiro semestre e outros no segundo.
A política pública de qualificação do servidor municipal tem como meta não apenas a valorização profissional, mas também a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à população. Nas pós-graduações ‘Alfabetização’, ‘Gestão Escolar’ e ‘Práticas Transdisciplinares’, cerca de 90% dos frequentadores são servidores da rede municipal de Macaé. Aproximadamente 80% dos alunos do curso ‘Afrocartografias’ são professores da rede e também 80% dos participantes do ‘História Regional’ atuam na Educação de Macaé, Quissamã, Carapebus, Rio das Ostras ou de Conceição de Macabu.
No dia 20 de agosto, uma nova pós-graduação foi aberta na Cidade Universitária, a ‘Gestão Pública Municipal’. O curso, com duração de 16 meses, terminará em dezembro do ano que vem. As aulas acontecem todas as sextas-feiras, das 8h às 17h, com a participação de gestores e servidores de diversos setores da Prefeitura Municipal. Essa iniciativa é resultado da integração entre as secretarias de Educação, de Administração e Câmara Permanente de Gestão.