logo

Educação fortalece integração entre ensino superior e fundamental

16/11/2010 10:42:30 - Jornalista: Douglas Fernandes

A importância da integração entre a educação infantil, ensino médio e superior foi ressaltada entre representantes do ensino municipal durante reunião, na última quinta-feira (11), realizada no Nupem. Participaram do encontro o secretário de Educação, Guto Garcia; o vice-presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Joelson Tavares e professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Durante a reunião, o secretário de Educação apresentou a rede municipal, que abrange educação infantil, fundamental, profissionalizante e superior. “Nossa rede é muito complexa. Um dos nossos principais objetivos, hoje, é fazer a integração entre a universidade e as escolas municipais”, ressaltou.

O vice-presidente da Funemac, Joelson Tavares, comentou que, desde que foi feita a aproximação da Funemac com a Secretaria de Educação, a prioridade dos investimentos tem sido para projetos que beneficiem os alunos da rede. “A fundação vai estabelecendo suas prioridades e desde que fomos trazidos para a educação o objetivo tem sido o desenvolvimento da educação no município”.

Já o professor Jackson Menezes lembrou os avanços já conquistados pela UFRJ em Macaé desde a sua instalação. “Hoje, os investimentos trazidos para Macaé já ultrapassam 15 milhões de reais. Temos conseguido conquistar com nossos projetos verbas de grandes instituições que antes só eram conquistadas por grandes pesquisadores. Temos várias iniciativas que têm dado retorno interessante para a sociedade”, ressaltou.

Os professores aproveitaram a oportunidade para apresentar os projetos que já estão sendo desenvolvidos nesse sentido, e apresentar sugestões. Entre eles, foi lembrado o trabalho realizado pela universidade na Escola de Pescadores, e os projetos de saúde nas escola municipal Eda Maria Daflon, Parque M. Prof.ª Maria Angélica Ribeiro Benjamin e Maria Isabel Damasceno Simão.

Após a reunião, os presentes foram acompanhados em um passeio pelo prédio do Nupem, aonde tiveram a oportunidade de conhecer as estruturas de aula e pesquisa.