logo

Educação inaugura Biblioteca Itinerante nesta quinta-feira

09/08/2012 11:35:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

A Biblioteca Itinerante da rede municipal de ensino vai ser inaugurada, nesta quinta-feira (9), às 14h, na sede da Secretaria de Educação. Na oportunidade, mais de 300 livros infanto-juvenis que vão compor o acervo da Biblioteca Volante serão doados pela direção do campus Macaé da Universidade Estácio de Sá. A inauguração conta com a presença do diretor do campus, Bernardo Costa, da vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, além de profissionais da Educação.

O espaço volante vai percorrer escolas de ensino Fundamental e Educação Infantil, conforme cronograma específico que está sendo definido pela Coordenação do Programa de Leitura. Com a finalidade de melhor atender aos segmentos e as faixas de idade dos estudantes, o ônibus foi equipado com placas indicativas, prateleiras específicas, balcão para leitura, além de material didático específicos para contação de histórias e rodas de leitura.

Para propiciar um ambiente prazeroso, aguçar a criatividade e o imaginário dos alunos, a secretaria também dispôs fantoches no corredor do ônibus. A previsão é atender 50 estudantes por hora.

- Sabemos da importância de ações voltadas à educação e o prazer oferecido pela leitura. E com a inauguração da Biblioteca Volante, temos a chance de democratizar o acesso ao conhecimento, cientes da importância da prática social da leitura. A intenção é que as escolas municipais recebam a biblioteca itinerante e assim possam trabalhar com outras linguagens como a imagem e as artes para estimular a leitura e escrita, contribuindo com o processo ensino-aprendizagem – destaca Marilena Garcia.

Os visitantes da Biblioteca Itinerante terão acesso a obras diversas, como contos, fábulas, enciclopédias, dicionários, crônicas e coleções variadas. Segundo a coordenadora do programa de Leitura, Maria Georgina de Souza, inicialmente, a equipe do Programa de Leitura vai realizar um empréstimo diário (para devolver no mesmo dia). Outra novidade é que os contadores de histórias da Secretaria de Educação vão se apresentar para os estudantes, que também poderão fazer parte de oficinas de desenho, pinturas, dobraduras e até mesmo apreciar exposição de selos.

- A biblioteca itinerante é uma conquista para o ensino municipal. Além dos alunos, os professores terão um espaço para trabalhar com a leitura de gêneros textuais e rodas de leituras e histórias. Este trabalho será primordial para o desenvolvimento do contexto educacional, conclui Maria Georgina de Souza.