logo

Educação Infantil de Macaé é destaque em Fórum

10/06/2011 15:46:45 - Jornalista: Joice Trindade

O atendimento às crianças de dois e três anos e o desenvolvimento de projetos pedagógicos que mobilizam os alunos de Educação Infantil a valorizar os idosos. Estas são as ações da prefeitura de Macaé que foram elogiadas durante o IV Encontro dos Fóruns Estaduais de Educação Infantil da Região Sudeste.

Outro destaque do evento, encerrado na última terça-feira (6) em Niterói, é que,do estado do Rio de Janeiro, apenas as cidades de Macaé e recentemente Petrópolis funcionam com uma subsecretaria de Educação Infantil, que atua conforme as Políticas Públicas direcionadas pelo Governo Federal.

A Secretaria de Educação se baseia no preceito de que a primeira etapa da Educação Básica prioriza o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade abrangendo s aspectos psicológicos, físicos, cognitivo e social.

Hoje, Macaé conta com 57 unidades de Educação Infantil atendendo 8.261 alunos. Deste total 3.164 são estudantes de creche (dois e três anos). Entre os projetos de destaque da pasta está a integração entre a criança e o idoso, através de gincanas que abrangem passeios, campanhas de materiais como leite e de higiene pessoal, além de manifestações culturais encenadas pela garotada nas sedes dos asilos. Entre as unidades que realizam apresentações artísticas nos asilos está a Escola Municipal de Educação de Infantil Anna Benedicta da Silva Santos.

De acordo com a subsecretária de Educação Infantil, Márcia Heloísa Branco, o evento foi mais do que positivo.

- Pudemos trocar experiências e estudar questões de suma importância como as concepções do segmento, currículos e metodologias. Todavia, um dos pontos mais do que positivos foi poder compartilhar junto aos representantes dos estados do Sudeste planejamentos e ações, que se voltam para a maior qualidade do ensino, ressaltou.

O fórum que teve como temática “Avanços, Perspectivas e Desafios na Educação Infantil” contou com a presença da coordenadora de Educação Infantil do Ministério da Educação, Rita Coelho. Entre os momentos mais aplaudidos foi a apresentação cultural do grupo de HistoriArte, que faz parte da Casa de Contadores de História da Secretaria Municipal de Educação.

Os integrantes do grupo foram aplaudidos com a encenação “Macaé em Cordel”, que conta a história do município direcionada ao público infantil. O grupo HistoriArte foi criado em 1995 através de uma parceria entre a Petrobras e a Prefeitura de Macaé junto ao projeto “Leia Brasil”.

Para a coordenadora geral da subsecretaria de Educação Infantil, Eliane Salgado da Costa, as ações executadas pela prefeitura de Macaé são direcionadas às políticas públicas de Educação Infantil.

- A equipe pedagógica e diretores das escolas de Educação Infantil participam de encontros específicos durante as primeiras terças-feiras do mês. Na oportunidade trocamos experiências e apresentamos os projetos pedagógicos desenvolvidos nas unidades, o atendimento às crianças de dois e três anos, questões como controle social que envolvem a participação da família e na secretaria como os cursos de formação continuada direcionados aos profissionais de ensino,ressaltou.