logo

Educação Infantil discute diretrizes com representante do MEC

11/07/2012 10:20:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

A prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta segunda-feira (9) um encontro para discussão de diretrizes para a Educação Infantil no município. A reunião contou com a presença da consultora da Coordenação Geral de Educação Infantil da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (COEDI/SEB/MEC), Maria de Fátima Malheiro. Além da apresentação das ações desenvolvidas pelo município, o encontro serviu para debater critérios a serem adotados para uma Educação Infantil com cada vez mais qualidade em Macaé.

- A Educação em Macaé atua conforme as mudanças legais após a implantação das Novas Diretrizes da Educação Infantil, em dezembro de 2009. E o município só tem a ganhar com esta troca de experiências proposta pelo MEC, por meio de sua representante, para oferecer uma Educação Infantil de qualidade. E para vencer este desafio, é importante que se conheça a realidade local para que tenhamos diretrizes efetivas, de acordo com as características de Macaé, disse a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.

A vinda da representante do Ministério da Educação a Macaé foi solicitada a coordenadora geral de Educação Infantil da Secretaria de Educação Básica durante o Fórum Permanente de Educação Infantil do Rio de Janeiro (FPEI/RJ), que contou com a participação de representantes da Subsecretaria de Educação Infantil.

– A nossa iniciativa de solicitar uma consultoria foi para que nos certificássemos de que estamos no caminho certo. Claro que o nosso trabalho é todo pautado palas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil, mas faltava exatamente isso, pois temos correntes diferentes dentro do nosso município. Por isso a formatação do documento tem que ser modificada, sempre respeitando as opiniões para sermos democráticos, pontuou a subsecretária de Educação Infantil, Márcia Heloísa Branco.

Maria de Fátima Malheiro se disse muito bem impressionada com o nível de instrução e com o preparo da equipe. Para ela, ter uma Subsecretaria para tratar da Educação Infantil, que é a primeira etapa da Educação Básica, com pessoas pensando, criticando, com referencial, bagagem, conceituações atuais e tentando ouvir uma representante do MEC para ir além do que está sendo posto:

- Existe um referencial, as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil, o trabalho da equipe, uma história a ser elaborada e uma história a ser reescrita. E o nível de diálogo e de questionamentos tem sido muito rico, provocando, inclusive, mudanças no ato de reflexão do tema. Tem sido uma passagem muito boa e nós do Ministério da Educação queremos isso: Colocar o município assumindo o seu papel dentro sistema municipal de educação e produzindo conhecimento entre a sua equipe de gestores e de professores, porque assim este conhecimento chega aos alunos com maior tranquilidade, afirmou a representante do MEC, Maria de Fátima Malheiro.

Entre os assuntos abordados durante o encontro estiveram o Brasil Carinhoso, o Proinfância, expansão do atendimento com a construção de novas unidades, educação integral, saúde na escola, alimentação saudável, dentre outros projetos. Além disso, a equipe da Subsecretaria de Educação Infantil também apresentou a representante do MEC as ações desenvolvidas no município.