logo

Educação Infantil é prioridade em Macaé

10/11/2011 10:33:26 - Jornalista: Joice Trindade

A Educação Infantil tem papel fundamental no desenvolvimento humano e social. Através desta pauta, que a equipe pedagógica da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação está elaborando projetos e ações que visam melhorar ainda mais a qualidade de ensino para o próximo ano letivo.

Diante disso, a atualização dos educadores se tornou uma ferramenta essencial. Na terça-feira (8), a prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, encaminhou representantes da Subsecretaria de Educação Infantil para o Fórum Internacional de Educação Infantil, no Rio de Janeiro. Macaé foi uma das únicas cidades da região que levou informações e trocou experiências com educadores de todo país e exterior.

- A capacitação de nossos educadores é essencial, pois este segmento é considerado primordial para uma aprendizagem efetiva. Ela socializa, desenvolve habilidades, melhora o desempenho escolar nos anos de escolaridades posteriores, propiciando à criança resultados superiores ao chegar ao ensino fundamental, conta o secretário de Educação, Guto Garcia, lembrando que periodicamente a secretaria promove e encaminha seus profissionais para cursos de formação continuada, fóruns e congressos.

O secretário pontuou também que a educação infantil é o alicerce da aprendizagem, aquele que deixa a criança pronta para aprender. “Por isso, a rede municipal de ensino de Macaé faz questão de executar atividades específicas para este segmento”, ressalta.

Entre os assuntos enfocados no evento estiveram os tópicos “Transformação da Educação Infantil no Rio de Janeiro. Expansão e qualidade” ministrada pela secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Cláudia Costim, além de “Educação Infantil no Brasil hoje. Avanços e Desafios”, proferida pela secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva.

Presente no evento, representando a Prefeitura de Macaé, a subsecretária de Educação Infantil, Márcia Heloísa Branco, comentou que o evento foi importante para ratificar as ações e práticas que já são utilizadas em Macaé. "Trabalhamos imbuídos com a proposta de reforçar a importância do segmento para o desenvolvimento da escola em todos os anos de escolaridade. E, durante este evento, pudemos refletir sobre os impactos positivos da pré-escola no Brasil”, disse.

Ela observou ainda que os destaques da programação foram ações que já fazem parte da rede municipal como fortalecer vínculo familiar com os alunos, expandir a Educação Infantil e despertar nos educadores o entendimento de que a Educação Infantil bem trabalhada assegura um melhor empenho dos estudantes e redução do déficit educacional.

“O mundo todo desperta para a importância da educação infantil. No século XX o ensino era tido como de menor importância. Hoje, sabemos que a estimulação precoce das crianças contribui muito para o seu aprendizado futuro. Desenvolve suas capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social. O contato das crianças com os educadores transforma-se em relações de aprendizado. A criança é o hoje, o agora, o já”, contou.

Outro objetivo da Secretaria de Educação é desenvolver a concepção da autonomia na criança e a importância do brincar no processo educativo. Para isso, a secretaria está organizando o Dia da Educação Física na Educação Infantil. O evento, que está previsto para acontecer no dia 24 deste mês, será marcado por uma culminância de projetos lúdicos e esportivos em cada unidade de Educação Infantil. A intenção é que cada turma participe de gincanas. A programação será divulgada em breve.

- A proposta é conduzir a criança, ludicamente, para suas descobertas cognitivas, afetivas, de relação interpessoal, de inserção social. A brincadeira leva a criança ao conhecimento da língua oral, escrita, e da matemática”, finalizou Márcia Heloísa.

Mais eventos- A equipe pedagógica da Subsecretaria de Educação Infantil também vai participar, no mês de dezembro, do Fórum de Educação Infantil. O evento é realizado periodicamente no município do Rio de Janeiro, na sede do SinproRio. A intenção do programa é avaliar os projetos que foram executados no decorrer do semestre letivo e compartilhar experiências com outros municípios fluminenses. Na ocasião, serão debatidos temas como o Plano Nacional de Educação, além de outros ligados às políticas públicas voltadas para a Educação Infantil.