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Educação Infantil: professores comemoram avanço na qualidade de ensino

07/03/2007 16:16:45 - Jornalista: Simone Noronha

A prefeitura de Macaé, através da secretaria de Educação, comemora a excelência na qualidade de ensino da rede municipal, especialmente nas turmas de Educação Infantil. De acordo com a secretária Milmar Pinheiro, por meio de estudos, reflexões e investimentos nas práticas pedagógicas a Educação Infantil obteve, em 2006, um grande avanço. A melhoria na qualidade de ensino foi observada pelos dados fornecidos pela Coordenação de Educação Infantil, que comprovaram o bom desenvolvimento dos alunos do Maternal ao Jardim III.

Os dados referentes ao ano de 2006 mostram que os alunos que saem da educação infantil ingressam com sucesso no primeiro ano de escolaridade do Ensino Fundamental – a antiga Classe de Alfabetização (C.A.). A pesquisa foi feita em 44 escolas da rede. Conforme a coordenadora pedagógica da Educação Infantil da secretaria de Educação, professora Elisa Maria Azevedo Portugal, em 80% delas, os alunos que ingressaram no primeiro ano, em janeiro, estão com excelente desempenho.

Os números são comprovados no dia-a-dia, segundo conta a diretora da Escola Municipal Joffre Frossard, Norma Cristina Maldonado. De acordo com ela, todo ano os professores recebem alunos vindos das turmas de Educação Infantil da Escola Parque Municipal Wanderley Quintino Teixeira e da Escola Municipal Arco-Íris. “Através da avaliação diagnóstica que realizamos, no início deste ano, percebemos que as crianças desenvolveram melhor as primeiras noções de leitura e escrita. Esse trabalho é importante porque os alunos estão melhor preparados para o ingresso no primeiro ano de escolaridade do Ensino Fundamental. Realizando um bom trabalho na Educação Infantil, certamente os alunos aprenderão a ler e escrever com mais facilidade”, comentou.

O bom desempenho das crianças também foi notado pela professora orientadora Sandra Valéria Figueiredo, da Escola Municipal Professora Hilda Ramos Machado. A escola apresentou um bom resultado na pesquisa que foi realizada pela Coordenação Pedagógica de Educação Infantil. “O acompanhamento da equipe da secretaria de Educação e participação dos professores nos cursos contribuíram para esse resultado”, disse a professora.

Segundo a secretária Milmar Pinheiro, ao longo dos anos a educação no município proporciona aos alunos da rede a possibilidade de uma aprendizagem construtiva, propiciando situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que contribuem para o desenvolvimento das capacidades infantis.

- Nas creches e escolas de educação infantil do município as crianças têm a oportunidades de participar de atividades lúdicas que estimulam a reflexão, comparação e a compreensão sobre as características do sistema lingüístico, passando por diferentes hipóteses de leitura e escrita, através de diversos tipos de textos reais e significativos, disse Milmar.

A prefeitura investe na educação infantil através desta área, oferecido em três turnos para atender as necessidades dos professores e reuniões quinzenais com professores orientadores e profissionais de creches e escolas de educação infantil. Além disso, a coordenação acompanha o trabalho dos professores e auxiliares de ensino e participa dos horários de atividades das creches e escolas.