logo

Educação Infantil reformula Caderno de Orientação Curricular

02/08/2012 15:57:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Reformular o Caderno de Orientação Curricular (Coc) específico da Educação Infantil. Com esse objetivo, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, retomou os encontros junto aos diretores e adjuntos do segmento infantil para tratar do documento, que está sendo alvo de estudos desde o inicio do ano letivo. Após a revisão de todo embasamento e prepostos do documento e finalização dos trâmites legais, o Caderno de Orientação Curricular será referência nas 57 escolas de Educação Infantil.


A intenção é intensificar os encontros periódicos ministrados pela equipe pedagógica da Educação Infantil, para articular o estudo teórico e a reflexão sobre a prática de ensino com as crianças na faixa de zero a cinco anos. O Caderno de Orientação Curricular da Educação Infantil vai consolidar os avanços destacados pelo segmento no ensino municipal.

– O caderno tem como tem como um dos focos norteadores as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil. Através de processo de construção coletiva, o documento implementado em 2008 vai passar por mudanças que visam ajustar as necessidades e as particularidades dos alunos – disse a secretária de Educação, Marilena Garcia.

Em fase final, a reformulação do Coc está envolvendo profissionais diversos como dirigentes, professores, orientadores pedagógicos, que segundo a subsecretária de Educação Infantil, Márcia Heloísa Branco, devem participar ativamente dos projetos executados pela Secretaria de Educação:

– A Educação Infantil passa por mudanças constantes. O eixo norteador da prática pedagógica da rede municipal de ensino é o “Brincar”. Desta forma, os profissionais, desde os auxiliares aos professores supervisores, participam, por meio de cursos de Formação Continuada, de capacitações em que os profissionais trocam experiências e enriquecem seus conhecimentos. Estamos seguindo um trabalho pautado na aprendizagem significativa e integrada, para que haja o desenvolvimento de projetos pedagógicos – salientou Márcia.

A subsecretária pontuou ainda que a reformulação do Coc seguirá também as mudanças legais previstas nas Novas Diretrizes da Educação Infantil. Todos os projetos implementados na rotina da sala de aula e fora delas são respaldados nas ações educativas, que visam acolher e educar os alunos da melhor forma, baseados em determinados parâmetros para melhor qualidade do ensino-aprendizagem e avanços educacionais.