Foto: Rui Porto Filho
Cinco unidades de ensino já foram contempladas, totalizando 725 equipamentos entregues
O primeiro lote de tablets já começou a ser entregue nas escolas da rede pública municipal de ensino. A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, adquiriu 15 mil equipamentos e nessa primeira semana foram contempladas cinco unidades de ensino, totalizando 725 aparelhos entregues. Todas as unidades serão contempladas de acordo com o cronograma.
De acordo com o secretário de Educação, Robério Fernandes, todas as 106 escolas irão receber os tablets. A proposta, segundo ele, é proporcionar a tecnologia como ferramenta para professores e alunos que utilizarão o equipamento dentro da própria escola. "Além da lousa interativa que já atende todas as escolas, a comunidade escolar agora conta com mais esse investimento em tecnologia que tornará as aulas mais atrativas e interativas", explica o secretário.
As unidades de ensino que já foram contempladas com os tablets são: Escola Municipal Olga Benário Prestes (140); Escola Municipal Zelita Rocha (210); Escola Municipal de Educação Infantil Lia Kopp (45); Colégio Municipal Eraldo Mussi (120); Escola Municipalizada Leonel de Moura Brizola (210).
"Com planejamento, a Secretaria de Educação já atinge 21% do índice constitucional de 25% de investimento na educação pública nesse primeiro semestre. Considerando que ainda teremos mais seis meses de aula, outros investimentos ainda chegarão como, por exemplo, sete novas escolas e mobiliários. Em 2024, vamos superar a marca de 30% em investimentos e isso representa a educação como prioridade do governo", pontua Robério.
A Secretaria Municipal de Educação criou um manual de utilização do tablet educacional, que está sendo entregue junto com os aparelhos. Este manual foi desenvolvido para auxiliar os professores e alunos da rede pública municipal de ensino no uso adequado e eficiente do tablet. O objetivo é garantir que todos os usuários possam aproveitar ao máximo os recursos oferecidos pelo dispositivo, promovendo um ambiente de aprendizado produtivo e seguro.
"O desenvolvimento do trabalho pedagógico com a inserção de novas tecnologias, principalmente, em uma comunidade com diversas famílias em vulnerabilidade social, é fundamental na educação atual", frisa a diretora.
Todo o processo de requisição até a entrega dos equipamentos também foi auxiliado pela Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia, responsável pela infraestrutura de TI e Telecomunicações no município.
"O desenvolvimento da tecnologia oferece avanços notáveis e possibilita uma comunicação rápida e eficiente, bem como a transmissão imediata de informações, facilitando a realização de múltiplas tarefas simultaneamente. No contexto educacional, esses avanços são particularmente benéficos, pois permitem aos estudantes aprender de forma flexível, a qualquer hora e em qualquer lugar", acrescenta o secretário.