Foto: Luiz Bispo
A renovação das matrículas dos alunos que estudam na rede municipal para o ano letivo de 2013 já está sendo realizada em todas as escolas de Macaé. O procedimento começou a ser feito nas secretarias das unidades de ensino nesta terça-feira (16) e seguirá até o próximo dia 6 de novembro, na própria unidade escolar que ofereça a série seguinte a que o estudante está terminando em 2012.
Para a renovação, não é necessário que os pais e responsáveis apresentem qualquer documento, já que, neste caso, para confirmar o interesse do aluno em permanecer com a vaga, basta apenas a assinatura da ficha de renovação. Isso só se faz necessário caso o estudante possua alguma pendência com relação a documentação que fica arquivada pela escola.
- Estamos convocando os pais e responsáveis para que compareça o mais rápido possível e renovem a matrícula dos alunos nas escolas municipais, confirmando o interesse em permanecer na unidade de ensino e a série que irá cursar em 2013. Essa medida, além de garantir a vaga para os estudantes no próximo ano letivo, permite que o planejamento das escolas para o próximo ano letivo seja facilitado, disse o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar.
Para os alunos que estão concluindo o Pré-II e o 5º ano do Ensino Fundamental e que a escola em que está matriculado atualmente não oferece a série seguinte a que eles estão encerrando, a Secretaria de Educação também deu início ao processo de encaminhamento de estudantes para o 1º e 6º ano do Ensino Fundamental respectivamente.
Para isso, os diretores já estão convocando os pais para que eles façam a escolha da escola que o aluno estudará em 2013. O responsável poderá escolher entre quatro opções e o estudante será alocado em uma das quatro unidades escolhidas que oferecer a vaga desejada, seguindo, de maneira gradativa, a prioridade de escolha apontada pelos pais.
Caso os pais façam a opção por uma unidade de ensino somente e a escola não possua vagas disponíveis, automaticamente a Secretaria de Educação terá a liberdade de alocar o aluno na escola mais próxima. Além disso, no caso do encaminhamento, os pais precisam assinar um formulário. Caso contrário, eles vão estar abrindo mão de escolher a escola do seu filho, que somente terá disponível as vagas que sobrarem após o período de pré-matrícula.
– É importante que os pais compareçam as escolas para a renovação das matrículas e para o encaminhamento na data estipulada, pois, caso não o faça, eles correm o risco de perder a vaga na escola desejada, afirmou a coordenadora da Supervisão de Ensino da Secretaria de Educação, Bianca Kersbaumer.
Posteriormente, após concluído o processo de renovação de matrículas e de encaminhamento, será aberto o período para a pré-matrícula na rede municipal para o ano letivo 2013.