O Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) e a Escola de Qualificação Fazendo e Aprendendo da Secretaria de Educação participam da IV Feira de Responsabilidade Social Bacia de Campos, entre os dias 17 e 19 de maio, na Cidade Universitária. Nos estandes, a Educação vai apresentar suas ações nos ensinos superior, profissionalizante e básico. Serão feitas inscrições para os cursos gratuitos do Cetep e da Escola de Qualificação, e apresentada proposta para as empresas investirem em Responsabilidade Social, através do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar)
- Todas as empresas em Macaé estão convidadas pela Petrobras e Prefeitura a investirem em Qualificação Profissional, destaca o secretário municipal de Educação, Guto Garcia.
Além dos materiais informativos, os visitantes terão oportunidade de participar de uma mostra das aulas práticas do curso de Noções Básicas de Ensaios Não Destrutivos, oferecido no Cetep em parceria com a empresa Fraend. No Cetep, as pessoas podem se inscrever em 24 cursos do Projeto Petrobras Qualificação Profissional de Jovens e Adultos não exclusivos à cadeia do petróleo do Prodesmar, uma parceria entre a Prefeitura de Macaé e a Petrobras. Essas inscrições serão feitas no estande da feira, bem como para os cursos de Inglês, Espanhol e Informática, do Programa Educa Mais da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
Os interessados deverão entregar os documentos posteriormente a fim de efetivar a pré-inscrição. Os documentos exigidos são: xérox de carteira de identidade, CPF, título de eleitor; comprovante de residência, xérox e original da declaração escolar; uma foto 3x4; certidão de casamento ou nascimento e PIS. O Cetep fica à Rua Alfredo Backer, 363, Centro. O tel é: 22 27700828 e nas redes sociais: twitter @cetepcursos, orkut e facebook.
Escola de Qualificação - A Escola de Qualificação Fazendo e Aprendendo funciona na Praça Nossa Senhora dos Navegantes, Barra de Macaé, Córrego do Ouro, e na Rua Agripino Francisco Martins, 110, Imbetiba, tel 2762177, onde é a sede da escola. As pessoas com mais de 16 anos podem se aperfeiçoar em bordado livre, renda turca, fuxico, customização, feltro, pintura e moldes vazados, sabonete artesanal, decoupage, mosaico, pintura com sal, pintura em tela, boneca, corte e costura, manicure, cabeleireiro, panô, desenho livre, salgado, entre outros. As inscrições poderão ser feitas durante a Feira de Responsabilidade Social. Criada em 1997, a Escola atende cerca de 300 alunos por mês. O secretário municipal de Educação, Guto Garcia, diz que a maioria dos alunos consegue inserção no mercado de trabalho ou passam a desenvolver trabalhos em suas residências aumentando a renda familiar.