logo

Educação: Jovens do Programa Nova Vida iniciam qualificação na Cidade Universitária

10/08/2010 18:17:24 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Divulgação

ovens do Programa Nova Vida iniciam qualificação na Cidade Universitária

Começou nesta semana, na Cidade Universitária, a segunda turma de qualificação de jovens, entre 14 e 17 anos e 11 meses, que ingressaram este ano no Projeto Nova Vida da Prefeitura de Macaé. Os 30 alunos fazem estágios de quatro horas diárias em órgãos ligados à administração pública municipal. O objetivo da Secretaria de Educação é, além de contribuir para a formação dos jovens assistidos pelo programa, melhorar o atendimento aos usuários de serviços públicos.

A vice-prefeita e Secretária Municipal de Educação, Marilena Garcia, informou que a Cidade Universitária será apresentada aos estudantes para que ela se torne uma opção para eles no futuro. “Durante os encontros, serão discutidas as expectativas profissionais dos alunos. Já com essa qualificação, abrimos o universo acadêmico para esses jovens. Mas o desenvolvimento interpessoal será um dos pontos mais trabalhados pelo programa”, disse.

A principal meta da formação é de cunho social. Do programa constam os conteúdos: “Autoestima – quem sou eu?”, “Atendimento ao público e ao telefone – ética postura e comunicação”; “Rotina e documentos administrativos”; “Ler e escrever são fundamentais”; “Futuro profissional - profissões” e “Currículo e comportamento em entrevistas”.

O estudante da Escola Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, Wilian David Soares, (15), disse que foi incentivado pela família a ingressar no programa. “Aqui posso aprender muitas coisas para o meu futuro profissional, pois na rua não se aprende nada de bom”, ressaltou.

Kézzia Daniele Almeida (15), estudante da Escola Municipal Samuel Brust, disse que gostaria de se profissionalizar em auxiliar administrativo e deseja ser advogada.
“Aqui estou tendo uma oportunidade de aprender e também de melhorar meu currículo”, considerou a estagiária.

Para muitos assistidos pelo Programa Nova Vida, os momentos de integração proporcionados pelo curso foram muito significantes. “A integração do grupo e a convivência com outros adolescentes foi o que mais me marcou”, disse a ex-aluna do curso de Auxiliar Administrativo oferecido no ano passado aos estagiários, Silmara Maia, atualmente com 17 anos e cursando o segundo ano do ensino médio. “Entrei em 2008 no projeto, que está sendo assim como as qualificações, fundamental para minha formação profissional”, pontuou.

Dentro dessa programação, os cursistas utilizarão, em dez encontros, o laboratório de informática da Cidade Universitária e participarão de dinâmica de empréstimos de livros para incentivo a leituras diversificadas. Também estão previstos depoimentos de alunos e professores das graduações oferecidas na Cidade Universitária e uma confraternização com as famílias no dia do encerramento do curso e entrega de certificados.

A formação terá a duração de 30h, com quatro encontros em agosto, três em setembro e três em outubro, sempre às segundas-feiras, das 14h às 17h. O encerramento está previsto para 25 de outubro deste ano.