Educação: município prepara início do ano letivo

13/01/2022 15:24:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Moisés Bruno

Os recursos destinados à Educação serão investidos na rede com a orientação de educadores

Atualizada às 17h43.

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, recebeu na tarde desta quarta-feira (12), no gabinete, o Colegiado dos Diretores Escolares junto com a secretária de Educação, Eliane Araújo, para tratar do início do ano letivo, em 7 de fevereiro. Durante a reunião, o prefeito ressaltou que os 25% dos recursos municipais destinados à Educação este ano, mais os remanescentes do ano anterior serão investidos na rede municipal com a orientação dos profissionais da Educação.

O prefeito anunciou que, até o fim do mandato, 18 unidades escolares serão construídas, para a entrega dos imóveis alugados pela Rede Municipal de Educação. Ele destacou a necessidade da participação do Colegiado junto a Secretaria de Educação, a fim de tornar a gestão mais participativa e democrática.

“É fundamental mantermos este canal de comunicação com a direção das escolas. É muito importante essa parceria entre o colegiado e a Secretaria de Educação”, enfatizou.

Sobre a modalidade de ensino adotada no início do ano letivo, duas possibilidades foram levantadas. A primeira é o revezamento semanal de estudantes em sala de aula, num percentual de 50% das turmas. Na semana em que o estudante não estiver em sala de aula, receberá material complementar e acompanhamento pedagógico. Este modelo não seria opcional aos responsáveis. A segunda possibilidade é a modalidade remota, em virtude do repique da pandemia de covid-19. O modelo a ser adotado será definido junto à Secretaria de Saúde, numa próxima reunião, levando em conta os índices municipais de Covid-19.

Será providenciada a contratação emergencial e temporária de professores. A realização de concurso público para professores e auxiliares de serviços gerais está prevista para este ano. Além disso, o contrato de manutenção dos prédios da rede será renovado para dar continuidade às adequações estruturais.

“Vamos dar continuidade às reuniões com o Colegiado. É muito importante esta parceria, pois eles representam todos os diretores da redes, precisamos mantar o diálogo para juntos organizarmos melhor o trabalho”, disse a secretária de Educação, Eliane Araújo.

A reunião contou com a presença da secretária Adjunta de Educação Básica, Leandra Lopes; da superintendente Administrativa da Educação, Aline Bittencourt, e de diretoras de dez escolas: Colégio Municipal (CM) do Botafogo, Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professor José Augusto, CM Ivete Santana Drumond de Aguiar, CM Renato Martins, Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira, EMEI Edda Evelyn Damasceno Simão Almeida, EM Paulo Freire, EMEI AMCORIN, EMEI Professora Maria José Ferreira Barros e EMEI Therezinha Lourenço da Silva.


Fotos Relacionadas