logo

Educação no Trânsito leva boas práticas a alunos de escolas particulares

23/09/2010 10:27:46 - Jornalista: Assessoria Mobiliade Urbana

Foto: Luiz Bispo

52 crianças das escolas Reino da Alegria e Dente de Leite assistiram a uma peça teatral sobre educação no trânsito

Conscientização deve começar desde cedo. Essa foi uma das premissas do projeto Circulando no Trânsito, que faz parte do programa de educação infantil da Secretaria de Mobilidade Urbana. Na quarta-feira (22), 52 crianças com idade entre 5 e 6 anos das escolas particulares Reino da Alegria e Creche Escola Dente de Leite foram até o Centro Municipal de Educação para o Trânsito, conhecido como Circo Escola, para assistirem uma peça teatral voltada para educação no trânsito.

A apresentação da peça “Os sonhos de Sofia, as lições de Maria Eugênia no trânsito” aborda questões de segurança, meio ambiente e cidadania de forma lúdica e divertida. Uma série de apresentações para crianças da rede particular de ensino e de instituições educativas de municípios vizinhos faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito que prossegue, até sexta-feira (24), com abordagem ao condutor em dois pontos da cidade: Aroeira, das 7h às 8h e rodovia Amaral Peixoto/trevo Praia Campista, das 17h às 18h.

Segundo a coordenadora pedagógica da Creche Escola Dente de Leite, Sania Côrrea Gomes, foi uma grande oportunidade para as crianças enriquecerem seus conhecimentos já adquiridos em duas semanas de projeto sobre educação no trânsito feito na própria sala de aula. “Elas, com certeza, não vão esquecer o que vivenciaram aqui”, afirmou Sania.

A auxiliar de coordenação da escola Reino da Alegria, Regiane Yamaki, disse que os alunos trabalharam neste terceiro trimestre o Projeto do Trânsito e que esta peça teatral veio dar um incremento positivo ao projeto escolar.

O Programa Circulando no Trânsito realiza atividades desde 2001 e, além de já ter atendido quase cinco mil crianças de janeiro a setembro desse ano, serve de referência para outras cidades que já estiveram em Macaé para conhecer o projeto.
A coordenadora do Programa de Educação para o Trânsito, Josiana Marques Wilme, reforçou que um dos objetivos do projeto é tornar as crianças multiplicadoras das questões de educação e segurança no trânsito, além de prepará-las desde cedo para serem motoristas conscientes.

Wilme lembrou que no final dessa semana será o encerramento da Semana Nacional do Trânsito e que o tema de 2010 trata do “Cinto de Segurança e Cadeirinha”. Ao final da apresentação foram distribuídos folders explicativos sobre essa questão.
De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS) o tema foi escolhido em função dos dados que mostram que a não utilização do cinto de segurança está entre os cinco fatores causadores do maior número de mortes e lesões de trânsito. Dentre esses acidentes, as maiores vítimas são os passageiros do banco traseiro.