logo

Educação no trânsito orienta servidores no Dia do Motorista

25/07/2018 16:38:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Maurício Porão e Mobilidade Urbana

Equipe distribui folhetos explicativos e sacolas de resíduos para carros

O Dia do Motorista, nesta quarta-feira (25), foi comemorado com um atendimento aos trabalhadores que atuam em setores da prefeitura, com a entrega de folhetos e sacolas de resíduos para veículos. A equipe de educação no trânsito, da Secretaria de Mobilidade Urbana, esteve no Barracão, na Secretaria de Saúde, no Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo), no Paço Municipal e na Secretaria de Obras. A ideia foi atender e orientar os profissionais que atuam nesses espaços.

A agente e educadora de trânsito, Josiana Marques Wilme, explicou que o desempenho da equipe nas ruas sempre alcança os cidadãos, mas os trabalhadores que atuam em lugares fechados, durante o horário comercial, acabam não sendo atendidos nessas campanhas que, geralmente, são feitas em dias de semana.

– Esses profissionais acabam ficando isolados. Por isso, resolvemos atuar nesses prédios municipais que mantêm um número maior de profissionais. A educação é a principal ação para mudança de atitude no trânsito – ressaltou a agente.

Segundo Wilme, a mistura álcool e direção não combina e 70% dos óbitos no trânsito são por esse motivo. “Por isso educar é tão importante. E seguimos com a programação para levar à população essas informações. Uma das atividades já confirmadas é a Semana do Trânsito, entre 18 e 25 de setembro. Vamos ter uma parceria com uma escolinha educativa de trânsito, de São Paulo, voltada para crianças”, observa.

Além do perigo da beber e dirigir, para um trânsito melhor, é preciso se atentar a algumas ações. O condutor deve: reduzir a velocidade ao se aproximar das faixas de pedestres; dar prioridade à travessia dos pedestres; parar antes das faixas de pedestres, se necessário. Já o pedestre deve: atravessar somente nas faixas; certificar de que está sendo visto pelo condutor e se o veículo está a uma distância segura; não correr e não usar celulares ou fones de ouvidos ao atravessar, pois eles tiram a atenção.


Fotos Relacionadas