Educação oferece cursos de inglês e espanhol gratuitos

05/03/2010 11:52:54 - Jornalista: andréa Lisboa

As inscrições de alunos da rede pública municipal de Macaé, entre 12 e 18 anos de idade, para os cursos gratuitos de inglês e de espanhol, no Centro Municipal de Idiomas (CMI), estão abertas até a próxima quarta-feira (11). Os interessados em participar do sorteio das 160 vagas deste semestre, que acontecerá dia 12, devem comparecer à Cidade Universitária. A Secretaria de Educação oferecerá 240 vagas em 2010.

Segundo a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, após a primeira fase desse projeto piloto, os cursos serão abertos para a comunidade em geral. O objetivo do CMI é atender a demanda do município em diversos setores, relativa a profissionais com domínio de línguas estrangeiras e também favorecer o acesso, especialmente a estudantes da rede pública municipal, a cursos de graduação.

O sorteio das primeiras vagas será realizado às 14h, no auditório da Cidade Universitária. Os alunos que forem contemplados deverão efetuar matrícula entre 29 de março e 1º de abril. Eles terão suas primeiras aulas, previstas para a primeira semana de abril, na Cidade Universitária. Posteriormente, os cursos serão transferidos para um prédio próximo ao Senai, na Virgem Santa.

Os professores da rede municipal selecionados para atuarem no Centro Municipal de Idiomas já concluíram o treinamento ministrado por docentes do Centro Interescolar de Línguas de Brasília, instituição que desde 1998 oferece ensino público de línguas de qualidade, tornando-se referência no país.

As inscrições são realizadas no Centrexs, localizado no 3° andar do prédio da Funemac/Cidade Universitária, rua Aluízio da Silva Gomes, n° 50 - Granja dos Cavaleiros; de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 14 às 18h. Os telefones para mais informações são: 2796-2528 e 2796-2531.

O material didático não será fornecido pela prefeitura. O estudante que não puder adquiri-lo deverá solicitar a isenção desse pagamento de 15 a 19 de março. As entrevistas para avaliar os pedidos de isenção serão marcadas para o período entre 22 e 26 de março. Os deferimentos serão divulgados às 16h do dia 26.


Qualidade e oportunidade

O CMI é estruturado pelo Marco Comum Europeu de Referência de Línguas, modelo internacional. A proposta é que o estudante conclua o curso dominando uma língua. Alunos com necessidades educacionais especiais também serão contemplados pelo projeto. Neste primeiro semestre, serão abertas quatro turmas de inglês e quatro turmas de espanhol, nos turnos da manhã e da tarde, com vinte alunos em cada. A duração das aulas é de duas horas, realizadas duas vezes por semana. O curso completo (básico, intermediário e avançado) se estenderá por quatro anos para espanhol e por quatro anos e meio para inglês.