Educação oferece formação continuada aos auxiliares de serviços escolares

17/04/2024 12:39:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Bruno Campos

Ciclo de formação começou nesta quarta-feira (17) e termina dia 24 deste mês.

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Superintendência de Educação Inclusiva, começou nesta quarta-feira (17) um ciclo de formação continuada para 867 Auxiliares de Serviços Escolares (ASEs). A capacitação, que trabalhou as políticas de inclusão, contemplará também outros grupos nos dias 19 e 24 de abril, no auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária. O objetivo é ampliar a abordagem da inclusão no ambiente educacional.

A superintendente de Educação Inclusiva e Social, Janaina Pinheiro, destacou que o primeiro grupo contempla os aprovados no Processo Seletivo Simplificado – PSS 001/2024.



"Todos os auxiliares de serviços escolares, que acompanham alunos da educação especial, estão debatendo temas sobre os direitos, acolhimento, intervenção, ou seja, o aperfeiçoamento do serviço", frisou Janaina.




A auxiliar de serviços escolares Kamille da Silva Pereira, 29 anos, passou no processo seletivo e falou sobre a importância da capacitação.



"É uma ótima oportunidade trabalhar com a educação inclusiva e contribuir com a garantia do direito da criança ao desenvolvimento”, disse.




Janaina acrescentou que os profissionais também têm a oportunidade da capacitação no Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG), que oferece cursos livres de diversos temas.



“É fundamental ampliar as nossas estratégias de formação, pois a proposta é proporcionar às pessoas com deficiência oportunidades de aprender, produzir, sendo reconhecidas e valorizadas”, ressaltou.




Fotos Relacionadas