A Prefeitura promove sexta-feira (29), às 10h, dia do aniversário de Macaé, o desfile comemorativo dos 192 anos de emancipação política-administrativa da cidade. Das 3083 pessoas que vão desfilar, 1400 são alunos da rede municipal de ensino. Dezesseis bandas do município e uma de Queimados, além da banda do Forte Marechal Hermes, vão dar o colorido musical ao evento.
O Forte Marechal Hermes abre o desfile militar. Em seguida, se apresenta o 32º BPM. A Guarda Municipal é a terceira a se apresentar. A corporação abre o desfile motorizado, seguida do Corpo de Bombeiros. Na seqüência, se apresentam: Macaé Jeep Club, Moto Clube de Macaé, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Clube dos Ciclistas.
A Secretaria de Educação participa do desfile com 16 escolas e respectivas bandas, um pelotão de bandeiras, representativo das outras 100 escolas da rede municipal, além dos componentes do grupo de atletismo das escolas da rede de ensino. Duas secretarias vão ser representadas por seus projetos. A de Promoção Social traz o Nova Vida e o Capoeira, enquanto Trabalho e Renda leva para o desfile os integrantes do Sem Fronteira. A boa música fica por conta da Sociedade Musical Nova Aurora e da Lyra dos Conspiradores – duas entidades tradicionais de Macaé, conhecidas em todo o país.
A Terceira Idade também vai desfilar, representada por integrantes dos onze grupos antigos: Aeroporto, Botafogo, Miramar, Aroeira, Fronteira, Barra, Ajuda, Frade, Sana, Glicério e Trapiche, e dos novos: Barreto, Imbetiba, Lagomar, Piracema, Águas Maravilhosas e Córrego do Ouro.
Entidades civis de utilidade pública de Macaé como a Associação Pestalozzi, o 115º Grupo de Escoteiros, a Igreja Metodista Central e o Serviço Social da Indústria – SESI também vão participar do evento, além de associações como o Clube Desbravadores de Macaé e a Fundação Educacional Radiodifusão Esperança.