Além das atividades internas com agentes de trânsito e de conscientização nas ruas, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana está empenhada em investir na Educação para o Trânsito. As medidas visam orientar motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas quanto às medidas de prevenção para um trânsito mais seguro. Nesta quinta-feira (4), foi realizada a primeira palestra remota para 56 colaboradores da empresa SOTREQ, com o tema “Excesso de Velocidade”. O objetivo do governo municipal é que, através da educação, haja mais conscientização quanto às regras e cuidados essenciais na segurança viária.
“A conscientização quanto à prevenção de acidentes precisa ser reforçada e enfatizada, sempre. Nossa linha de trabalho vai seguir esse caminho, que é de fazer uma cidade com trânsito mais seguro, segundo determinação do prefeito Welberth Rezende. Para isso, a equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito já começou a trabalhar essas ações preventivas junto aos condutores e que serão contínuas no município”, destacou o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.
Na interação com os colaboradores da empresa SOTREQ foi abordada, principalmente, a gentileza e empatia no trânsito. Houve a preocupação de conscientizar sobre os nossos atos de imprudência que afetam a rotina do outro, como o excesso de velocidade. Situações que venham a causar riscos nas vias públicas, envolvendo não só veículos, mas pedestres e mobiliário urbano.
A SOTREQ está instalada em Cabiúnas e dá suporte às operações offshore de petróleo e marítimo. A empresa solicitou a palestra à equipe da Educação para o Trânsito. Entre os diferenciais desta filial, destacam-se: um centro de treinamento para o segmento offshore, visando à formação de mão de obra especializada em operação e manutenção de motores e grupos geradores; uma oficina para reparo de componentes; e um almoxarifado de peças de reposição dimensionado para atender toda a população de motores Caterpillar na região.
A empresa está presente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil, atuando nos mercados de construção, mineração, energia e petróleo e marítimo.
Diálogo Diário de Segurança – DDS
Essa semana, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito realizou a chamada DDS – Diálogo Diário de Segurança, uma ferramenta voltada aos profissionais e como estes devem proceder em situações diárias. Os encontros aconteceram de segunda a sexta-feira (1 a 5), às 9h, e foram direcionados aos agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana.
Por um período de no máximo 40 minutos, são abordados os mais diversos temas. Um DDS bem selecionado e ministrado pode garantir bons resultados no trabalho e permitir que os servidores estejam mais próximos uns dos outros e da gestão da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Macaé.