Os alunos da Rede Municipal de Educação de Macaé estão participando efetivamente da 3ª Semana de Prevenção Integral às Drogas, organizada pela subsecretaria de Políticas sobre Drogas, da Secretaria Municipal de Saúde. O evento que foi aberto oficialmente segunda-feira (21), na Praça Veríssimo de Melo, segue até quarta-feira (23), das 9h às 17h. No local acontecem palestras e oficinas sobre o tema abordado.
Como parceria do evento, a Secretaria Municipal de Educação, está oferecendo além da oficina de artesanato com instrutora da rede, trabalhos de grafitti, que são apresentados por alunos do curso da oficina de Grafitti do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), que acontece na Escola Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão. Os alunos estão demonstrando através da aula prática o que eles aprenderam e incentivando outros jovens.
De acordo com a secretária Municipal de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, o trabalho de combate as drogas tem sido realizado no município em uma parceria da Educação e Saúde. “Como falarmos em prevenção sem falarmos em educação? A subsecretaria municipal de Políticas Sobre Drogas organizou o evento e nós da educação estamos trabalhando nossos alunos do 6º ao 9º ano, com informações sobre os malefícios causados pelas drogas. Criamos na Educação o Projeto de Políticas Sobre Drogas que hoje é desenvolvido em cinco unidades de ensino da rede e pretendemos ampliá-lo para todas as 15 que atendem o público de risco, que são os adolescentes”, destacou Marilena.
A subsecretária de Educação na Saúde, Cultura, Esporte e Meio Ambiente, Conceição de Maria Rosa, disse ainda, que além das oficinas, os alunos da rede também estão participando das palestras. “Estamos levando nossos alunos para participarem das palestras. Temos que prevenir que as drogas entrem na vida desses jovens. Na abertura oferecemos oficina de máscara de papel machê, com a instrutora da Rede Municipal de Educação, Elizabeth Medeiros. Essa é uma parceria que tem que acontecer sempre”, destacou.