A Secretaria Municipal de Educação de Macaé vai participar este ano da Feira Rio Oil & Gas 2010, que traz como tema “Do Petróleo ao Bicombustível: Integrando Conhecimento e Ampliando os Limites”, promovida pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) e pelo Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), o evento acontece de 13 a 16 de setembro, no Riocentro, sempre das 8h às 22h.
A secretaria de Educação estará representada pelo departamento de Relações Institucionais do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), que participará das palestras e Rodadas de Negócios; divulgando e promovendo os cursos ministrados pela instituição. A equipe do Cetep estará junto à caravana do Sistema Firjan, que sairá de Macaé, com vários empresários, instituições e a Rede Petro-Bacia de Campos.
De acordo com a prefeita em exercício, Marilena Garcia, este é um dos eventos mais importantes ligados à área de petróleo e a participação da instituição visa ampliar suas parcerias no que tange a oferta de cursos. “Estaremos neste evento, apresentando o Cetep para as grandes empresas do ramo de petróleo no país e mostrando a gama de cursos que a Educação oferece para a população do município de Macaé e região. Nossa meta é firmar novas parcerias ampliando ainda mais nossos trabalhos, que já é chancelado por muitas empresas do nosso município como a Petrobras”, destacou.
Ela lembrou ainda, em apenas dois anos, o Cetep já emitiu mais de 10 mil certificados, qualificando e criando oportunidades de emprego para muitas pessoas. “Em dois anos qualificamos muitas pessoas que não conseguiam espaço no mercado de trabalho por falta de qualificação profissional. Com essa iniciativa reduzimos ainda o índice de violência no município. Essa é nossa missão. Queremos capacitar mão de obra para as empresas que se instalam no município”, disse.
Com relação às parcerias, a presidente do Cetep, Waleska Freire, destacou que a equipe de Relações institucionais, vem trabalhando junto as empresas a fim de qualificar e aprimorar a mão de obra já existente. “Estamos trabalhando junto às empresas qualificando os profissionais que nela já trabalham. Isso já está acontecendo de forma muito positiva tanto para o Cetep quanto para as empresas!”, explicou.